quinta-feira, 30 de abril de 2009

Criar e Inovar

O novo paradigma de desenvolvimento
Por Denise Mazeto
Integradora de Sustentabilidade do CRIS

Pensar em sustentabilidade é buscar uma visão integrada que considere a ética como principio orientador para um novo paradigma. É ter a determinação de partir para soluções criativas e inovadoras que almejem a felicidade e o bem estar de todos os seres. O atual modelo econômico diz que precisamos comprar e comprar, para assim manter o mercado aquecido e gerar empregos. Nosso subconsciente, aceita esse fato e cede aos impulsos. A essa lógica da “normose” soma-se a “doença de ser normal”,está o pensamento do “máximo lucro no menortempo possível”.

Novos protagonistas

A boa noticia é que um novo caminho começou a ser trilhado por pessoas que criam e inovam na revisão de sistemas, materiais e processos. Re-avaliam o ciclo produtivo para que o consumo de matériaprima, água, energia, mão-de-obra, entre outros, tenha como ponto fundamental o respeito à vida.

Seguem alguns exemplos:

SOLUÇÕES DESCENTRALIZADAS:
Energias
renováveis, reciclagem de resíduos, aproveitamento de água de chuva e tratamento de esgoto são exemplos de soluções descentralizadas que tornam a perspectiva de um mundo ecologicamente equilibrado ainda mais próxima denossa realidade.

FIBRA VEGETAL NA FABRICAÇÃO DE TURBINAS
EÓLICAS:
Desenvolvida por uma empresa nacional,que substitui a danosa fibra de vidro, nociva ao operário que trabalha na produção.

COCO: Um super alimento, a casca e a fibras dão origem a mantas de isolamento térmico e acústico, botões, pastilhas para revestimento, vasos etc.


BAMBU: É rapidamente renovável e seqüestra 30% a mais de carbono do que outra vegetação de mesmo porte, substituindo a madeira em construções, móveis e utensílios doméstico.
Desafios para a ação
Pesquisas mostram que o ser humano comum precisa de 10 mil horas de prática para mudar o padrão neural, um comportamento. Estamos em transição. É preciso acreditar e incentivar com informação de qualidade, clara e transparente, que leve a reflexão e ao engajamento de cada um na criação de uma realidade diferente, mais próxima de um mundo saudável e sustentável.

Nenhum comentário: