quinta-feira, 2 de abril de 2009

Casa AQUA na Feicon 2009

A Contrumat em Barcelona tem a Green Box, e nós temos a Casa Aqua na Feicon.

A casa AQUA fui um dos sucessos da 17º edição da Feicon Batimat, se trata de um protótipo de 100m² com sete cômodos em dois pavimentos. Foi projetada e construída seguindo o processo de certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental ), programa que foi lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, a partir de adaptação à realidade brasileira do referencial francês HQE (Haute Qualité Environnementale).

O projeto da Casa Aqua surgiu em setembro de 2008 com a parceria da Missão Econômica da França no Brasil, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Inovatech Engenharia e a Reed Exhibitions.Os visitantes da feira depararam com um modelo de casa sustentável com sistemas de reaproveitamento de água, energia solar, com produtos e materiais recicláveis.

A certificação AQUA é para aplicações específicas em edifícios residenciais, hotéis, retrofit de edifícios em uso, edifícios no setor de serviços e lojas. A etapa de certificação deve ser desenvolvida durante a faze de programação , concepção e execução da obra.

O projeto do arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb enfatiza diminuir o impactos no meio ambiente, com um modelo de residência sustentável, levando-se em conta condições climáticas brasileiras, este o item mais importante da certificação. Cada vez mais o mercado da construção civil busca certificações ou soluções em projetos com baixo impacto ambiental.

Por Bruno Bertante de Moraes



Comentário Antonio Macêdo:
Dia 15 de julho, teremos em São Paulo o Fórum EcoTech, evento dedicado à sustentabilidade na construção de edifícios, que tem minha coordenação técnica. O eng. Manuel Martins da Fundação Vanzolini , um dos responsáveis pela certificação AQUA, será um dos palestrantes do evento.

Nenhum comentário: