sábado, 26 de fevereiro de 2022

Inauguração de prédio administrativo sustentável da Tereos em S. J. Rio Preto/SP - Sustentabilidade na prática

Estes dias fui lembrado pelo Google de um evento ocorrido em fevereiro 2019 que compartilho aqui: 

A inauguração do edifício administrativo da Tereos Açucar e Energia, em São José do Rio Preto/SP, certificado AQUA-HQE, no nível Excelente, com nossa consultoria EcoBuilding. Trata-se de caso de sucesso em que os conceitos de sustentabilidade da empresa foram traduzidos para o projeto deste novo edifício, que se tornou uma referência não apenas para a empresa, mas também para o mercado local.

Com a equipe da Fundação Vanzolini: Prof. Manoel Martins, Bruno Casagrande e Luíza Salomé

A empresa

A Tereos é uma multinacional francesa, com matriz em Paris que, além do açúcar, produzido continuamente e em larga escala nos canaviais paulistas, também produz energia elétrica a partir do bagaço de cana, em um processo que reaproveita totalmente o resíduo de matéria orgânica no processo e gera eletricidade em volumes excedentes em grande medida à sua demanda.

A empresa, 
Com o presidente mundial da Tereos, Sr. Pierre Santoul

além de ser autônoma em energia, com geração própria renovável, vende energia limpa no mercado livre brasileiro e ainda fornece gratuitamente energia elétrica a hospitais, escolas e outras entidades da região. 

A sustentabilidade para a Tereos é portanto, pode-se dizer, intrínseca ao seu negócio.
O edifício: Business Service Center Tereos

Com aproximadamente 2.500 m2 de área construída, o edifício foi projetado pelo arquiteto Daniel Ribeiro, construído pela G5 Construtora, e abriga cerca de 200 profissionais.

Com o Arq. Daniel Ribeiro, autor do projeto.



Dentre as d
iversas estratégias de sustentabilidade implementadas temos: O uso de energia solar fotovoltaica para geração de energia e solar térmica para abastecer de água quente os chuveiros que atendem aos vestiários que dão apoio aos ciclistas, que contarão com bicicletário para mais de 30 racks, equipamentos de ar condicionado e iluminação de alto desempenho energético e funcional, vidros de alta performance, estratégias para minimização e neutralização dos resíduos de obra, materiais de conteúdo reciclado e baixo (ou nenhum) conteúdo de COV´s, dentre muitas outras


A certificação:
A certificação AQUA-HQE do BSC Tereos em S.J. Rio Preto foi conquistada com 6 categorias no nível "Melhores Práticas", 5 em "Boas Práticas" e apenas 3 no nível "Básico", o que fez jus à classificação geral da certificação "Excelente".

Certificado AQUA-HQE emitido pela Fundação Vanzolini
É a ilustração prática do conceito da 
"Sustentabilidade Possível" que defendemos e praticamos em nossos serviços de consultoria pela EcoBuilding.










Para saber mais:

Consulte-nos caso possamos ajudar a implementar a sustentabilidade em seus projetos, sejam eles de empreendimentos normais ou especiais: macedo@ecobuilding.com.br.

Para saber mais sobre o Processo AQUA-HQE, recomendo o Curso Online EcoBuilding Fórum: Aplicação do Processo AQUA-HQE Habitacional.

Para outros curso online sobre Construção Sustentável: www.ecobuildingforum.com.br.





















Nenhum comentário: