domingo, 19 de dezembro de 2021

Mais um ícone da arquitetura se foi - Sir Richard Rogers (1933 - 2021)

Após as passagens recentes de Paulo Mendes da Rocha e Ruy Othake, outro grande ícone da arquitetura que tive a honra e privilégio de conhecer pessoalmente, o também multi-premiado arquiteto ítalo-britânico Sir Richard Rogers faleceu ontem, 18/12/2021, em sua residência, em Londres.

À frente do escritório Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP), o trabalho do senhor Rogers sempre primou pela inovação, pelo design de vanguarda e pela atenção às questões do desempenho ambiental e sustentabilidade. 

Durante uma visita técnica ao escritório RSHP, que liderei e acompanhei, como parte da agenda da II Missão Técnica EcoBuilding / ArqTours a Londres 
em 2011, estávamos sendo muito bem recebidos e assistindo a uma apresentação do também lendário sócio Mike Davis (o cara de vermelho), quando, do lado de fora da sala de reunião, pela calçada à beira do rio Tâmisa, vimos passar o senhor Rogers, então com seus 78 anos, chegando para o trabalho, de bicicleta! (Se aposentou do trabalho apenas em 2020!)

Sem saber quem éramos, e sem ter previsto esta reunião em sua agenda, ele foi até a sala, perguntou de onde éramos, e respondi que éramos do Brasil. Sir Rogers resolveu se sentar e passou conversar conosco e contar estórias de suas passagens pelo país, de sua admiração por nossa cultura e o desejo de realizar trabalhos por aqui. A apresentação se converteu em um incrível bate-papo descontraído com um dos maiores ícones da arquitetura mundial.

Foi uma grande honra para todos nós e um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis das muitas missões técnicas bem sucedidas que tive o privilégio de organizar e realizar com a ArqTours, para muitas cidades pelo mundo.


Muito obrigado, Sir Rogers.
Missão muito bem cumprida!
Sua obra e seu legado permanecerão para sempre.
Que descanse em paz!








Nenhum comentário: