quinta-feira, 10 de março de 2022

O caminho da sustentabilidade não tem volta atrás.

A implantação de estratégias de sustentabilidade em empreendimentos não fica limitada ao empreendimento em si. Muitas estratégias podem promover mudanças na gestão do processo de desenvolvimento do projeto, na gestão de contratos, procedimentos de compras, planos de gestão de resíduos, políticas de gestão da qualidade em processos administrativos e outros. Em certos casos, essas mudanças provocam verdadeiras quebras de paradigmas com relação ao modo de fazer e gerenciar as coisas.

O que vemos ocorrer, no nosso trabalho de consultoria, é que estas mudanças permanecem de maneira definitiva no modus operandi da empresa promotora do empreendimento. Elas passam a ser adotadas na gestão de quaisquer novos projetos daquela empresa. São incorporadas no DNA da empresa, por que claramente trazem benefícios ao processo que transcendem e muito o empreendimento que, por conta de um processo de certificação, por exemplo, trouxe estas questões para a mesa para serem consideradas nas tomadas de decisão. Aquele empreendedor não volta mais a fazer como fazia antes.

A sustentabilidade é, portanto, de fato um caminho sem volta. E não apenas por questões macro ou globais, que podem ser vistas como distantes, como o aquecimento global, mas sim por aspectos práticos da forma de conduzir o processo de produção de empreendimentos. Fiquem atento para atualizações pelo Instagram: @macedo.ecobuilding @EcoBuildingFórum Para consultorias: amacedo@ecobuilding.com.br

Nenhum comentário: