segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Benefícios da construção sustentável

Os benefícios da construção sustentável são muitos, diretos e indiretos, alguns já imediatos, outros de médio prazo e, em especial, de longo prazo.

Há benefícios estratégicos: - De imagem, de posicionamento de mercado; Financeiros: - Taxas reduzidas, políticas de incentivo; Operacionais: - Reduções de consumos e otimização de desempenhos; Ambientais: - Redução de emissões e geração de resíduos; E sociais: - Capacitação, conscientização e melhoria da qualidade dos ambientes internos.

A tomada de decisão quanto à adoção de estratégias de sustentabilidade (e certificações ambientais) não deve, portanto, ser feita levando-se em conta apenas os aspectos econômicos dos custos de implantação. Deve ser considerada não como um custo adicional, mas sim como um investimento estratégico, que trará retornos relevantes que representam valores, concretos e intangíveis, múltiplas vezes maiores do que os seus custos. Várias pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, confirmam que a maioria dos empreendimentos sustentáveis realizados, com certificação ambiental, foram construídos com custo adicional inferior a 2%. Para grandes empreendimentos, os percentuais são praticamente desprezíveis, de menos 0,1%! Não adotar, por considerar apenas os custos, sem olhar o outro lado da moeda, é mesmo somente por absoluta falta de informação (ou de visão). Em pouco tempo, este perfil de tomador de decisão não terá mais espaço no mercado.
#construcaosustentavel #certificacao #certificacaoambiental #ecobuiliding #inbec #sustentabilidade #greenbuildings Fique atento para atualizações em: @macedo.ecobuilding
@EcoBuildingFórum

Nenhum comentário: