sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Chicago, berço dos arranha-céus, é também modelo em Sustentabilidade

Chicago irá sediar, em novembro, a edição deste ano da GreenBuild Conference & Expo, maior evento de construção sustentável do mundo.

Vista de Downtown Chicago
Berço dos arranha-céus, Chicago conta com 10 dos 100 edifícios mais altos do planeta e é sede do CTBUH - Council on Tall Building and Urban Habitat, entidade internacional criada nos anos 60 na Lehigh University em Bethlehem, Pennsylvania, que pesquisa e promove a integração de empresas e organismos ligados à produção e regulação de edifícios de grande altura em todo o mundo, entidade que tenho a honra de representar no Brasil.

Desde 2010, quando a GreenBuild foi realizada em Chicago (eu estive lá, na minha 2a participação no evento), a cidade evoluiu bastante no que se refere à adoção de políticas e práticas voltadas para a sustentabilidade.

Em frente ao John Hancock
Center 
Em 2004 foi aprovada uma regulamentação municipal que determina que todos os prédios públicos municipais novos ou reabilitados têm que atender aos critérios da certificação LEED. Com isto, passaram a construir edifícios de escritórios, delegacias de polícia, bibliotecas e outros espaços públicos para serem certificados como green buildings e a cidade atingiu em 2017 a marca de 92 instalações municipais com certificação LEED, tornando Chicago a cidade com o maior número de edifícios públicos certificados LEED nos Estados Unidos.

A cidade também adotou políticas e programas que incentivam o setor privado a aspirar ao mesmo padrão. A Política de Desenvolvimento Sustentável de Chicago determina que os projetos que recebem assistência financeira ou benefícios de zoneamento da cidade incluam elementos sustentáveis.
Vista do observatório do
John Hancock Center

Por meio do Green Permit Program, os incorporadores obtém incentivos nas taxas (até US$ 25.000,00) e no tempo do processo de obtenção da licença de construção, caso adote em seus projetos alguns dentre 12 itens de sustentabilidade previstos no programa, tais como: telhados verdes, energia solar, sistemas permitam absorção de grandes volumes de águas pluviais, e adotem a certificação LEED.
Com tudo isto, hoje em dia Chicago tem o maior número de edifícios com certificação LEED nos Estados Unidos e a maior área quadrada de telhados verdes implementados.

Mas o assunto não está encerrado. O compromisso de Chicago com a Sustentabilidade a levou a anunciar recentemente o objetivo de migrar as fontes da energia elétrica para os edifícios públicos para 100% de origem renovável, até 2025.

City Hall (Prefeitura)
No início de 2017, o prefeito Rahm Emanuel anunciou que Chicago reduziu suas emissões de carbono em 7% de 2010 a 2015. Tal redução ocorreu no mesmo período em que a cidade registrou um aumento de 25.000 pessoas em sua população e 12% de crescimento na economia e nos empregos da região na cidade (ou seja, sensível aumento da eficiência energética), enquanto que nos EUA como um todo, houve aumento das emissões de CO2.

Em junho de 2017, o prefeito Emanuel entrou com uma ordem executiva formalizando o compromisso de Chicago em adotar as diretrizes do Acordo de Paris, mesmo depois que o Presidente Trump retirou os Estados Unidos do acordo, firmado após consenso por 196 países. A Ordem Executiva compromete a cidade de Chicago com a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa a níveis inferiores em 26 a 28% em relação ao nível médio nacional de 2005, até o ano de 2025, o que é equivalente ao compromisso original da administração Obama quanto à contribuição dos Estados Unidos ao cumprimento do Acordo de Paris.

Chicago Harbour
Os edifícios e as cidades têm papel fundamental neste processo. Líderes empresariais, do setor público, entidades, universidades, formadores de opinião, todos podemos contribuir com a propagação dos conceitos de sustentabilidade, com o aumento da eficiência no uso dos recursos, com a redução dos consumos e das emissões, com a melhoria da qualidade de vida. A verdadeira Sustentabilidade se faz com o esforço de todos.


Acqua Tower
Procuro dar contribuição não apenas por meio do meu trabalho, tanto em salas de aula, com alunos (presencialmente ou à distância), quanto em salas de reunião com clientes, mas também promovendo oportunidades de levar colegas profissionais do Brasil a conhecer e ver de perto, com acesso privilegiado a informações e contatos com profissionais envolvidos, projetos e iniciativas de referência na área da Construção Sustentável, como as que veremos em Chicago, durante a Missão Técnica EcoBuilding / ArqTours para a GreenBuild Conferente & Expo de 2018, que terei a satisfação de mais uma vez liderar, entre os dias 11 a 18 de novembro.

Será uma semana de intensas atividades, incluindo visitas técnicas a empreendimentos sustentáveis e empresas de referência no setor, além da participação na feira e conferência.

Este ano está também já confirmada uma extensão da missão a Nova York, desta vez com foco na nova Certificação WELL Building Standard, que trata do conforto, saúde e bem-estar nos ambientes construídos. Será a 1a LEED+WELL NYC Experience, de 18 a 23 de novembro 2018.

Àqueles que tiverem interesse em se juntar ao grupo, que é aberto a profissionais do setor no Brasil, recomendo consultar a programação aqui mesmo no Blog (abaixo), ou no site da ArqTours, e entrar em contato para garantir presença, pelo: raquel@arqtours.com.br.

Vamos ajudar a construir um futuro mais sustentável.
Até breve.

Antonio Macedo Filho

Nenhum comentário: