Chicago irá sediar, em novembro, a edição deste ano da GreenBuild Conference & Expo, maior evento de construção sustentável do mundo.
![]() |
Vista de Downtown Chicago |
Berço dos arranha-céus, Chicago conta com 10 dos 100 edifícios mais altos do planeta e é sede do CTBUH - Council on Tall Building and Urban Habitat, entidade internacional criada nos anos 60 na Lehigh University em Bethlehem, Pennsylvania, que pesquisa e promove a integração de empresas e organismos ligados à produção e regulação de edifícios de grande altura em todo o mundo, entidade que tenho a honra de representar no Brasil.
Desde 2010, quando a GreenBuild foi realizada em Chicago (eu estive lá, na minha 2a participação no evento), a cidade evoluiu bastante no que se refere à adoção de políticas e práticas voltadas para a sustentabilidade.
Em frente ao John Hancock Center |
Em 2004 foi aprovada uma regulamentação municipal que determina que todos os prédios públicos municipais novos ou reabilitados têm que atender aos critérios da certificação LEED. Com isto, passaram a construir edifícios de escritórios, delegacias de polícia, bibliotecas e outros espaços públicos para serem certificados como green buildings e a cidade atingiu em 2017 a marca de 92 instalações municipais com certificação LEED, tornando Chicago a cidade com o maior número de edifícios públicos certificados LEED nos Estados Unidos.
A cidade também adotou políticas e programas que incentivam o setor privado a aspirar ao mesmo padrão. A Política de Desenvolvimento Sustentável de Chicago determina que os projetos que recebem assistência financeira ou benefícios de zoneamento da cidade incluam elementos sustentáveis.
Vista do observatório do John Hancock Center |
Por meio do Green Permit Program, os incorporadores obtém incentivos nas taxas (até US$ 25.000,00) e no tempo do processo de obtenção da licença de construção, caso adote em seus projetos alguns dentre 12 itens de sustentabilidade previstos no programa, tais como: telhados verdes, energia solar, sistemas permitam absorção de grandes volumes de águas pluviais, e adotem a certificação LEED.
Com tudo isto, hoje em dia Chicago tem o maior número de edifícios com certificação LEED nos Estados Unidos e a maior área quadrada de telhados verdes implementados.
Mas o assunto não está encerrado. O compromisso de Chicago com a Sustentabilidade a levou a anunciar recentemente o objetivo de migrar as fontes da energia elétrica para os edifícios públicos para 100% de origem renovável, até 2025.
![]() |
City Hall (Prefeitura) |
No início de 2017, o prefeito Rahm Emanuel anunciou que Chicago reduziu suas emissões de carbono em 7% de 2010 a 2015. Tal redução ocorreu no mesmo período em que a cidade registrou um aumento de 25.000 pessoas em sua população e 12% de crescimento na economia e nos empregos da região na cidade (ou seja, sensível aumento da eficiência energética), enquanto que nos EUA como um todo, houve aumento das emissões de CO2.
![]() |
Chicago Harbour |
Os edifícios e as cidades têm papel fundamental neste processo. Líderes empresariais, do setor público, entidades, universidades, formadores de opinião, todos podemos contribuir com a propagação dos conceitos de sustentabilidade, com o aumento da eficiência no uso dos recursos, com a redução dos consumos e das emissões, com a melhoria da qualidade de vida. A verdadeira Sustentabilidade se faz com o esforço de todos.
![]() |
Acqua Tower |
Procuro dar contribuição não apenas por meio do meu trabalho, tanto em salas de aula, com alunos (presencialmente ou à distância), quanto em salas de reunião com clientes, mas também promovendo oportunidades de levar colegas profissionais do Brasil a conhecer e ver de perto, com acesso privilegiado a informações e contatos com profissionais envolvidos, projetos e iniciativas de referência na área da Construção Sustentável, como as que veremos em Chicago, durante a Missão Técnica EcoBuilding / ArqTours para a GreenBuild Conferente & Expo de 2018, que terei a satisfação de mais uma vez liderar, entre os dias 11 a 18 de novembro.
Será uma semana de intensas atividades, incluindo visitas técnicas a empreendimentos sustentáveis e empresas de referência no setor, além da participação na feira e conferência.
Este ano está também já confirmada uma extensão da missão a Nova York, desta vez com foco na nova Certificação WELL Building Standard, que trata do conforto, saúde e bem-estar nos ambientes construídos. Será a 1a LEED+WELL NYC Experience, de 18 a 23 de novembro 2018.
Àqueles que tiverem interesse em se juntar ao grupo, que é aberto a profissionais do setor no Brasil, recomendo consultar a programação aqui mesmo no Blog (abaixo), ou no site da ArqTours, e entrar em contato para garantir presença, pelo: raquel@arqtours.com.br.
Vamos ajudar a construir um futuro mais sustentável.
Até breve.
Até breve.
Antonio Macedo Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário