sábado, 29 de setembro de 2018

Residência Sustentável em São José do Rio Preto será a primeira da região a ser certificada pelo GBC Casa

Antes mesmo de ser concluída a obra, a Residência Sustentável Quinta do Golf, em São José do Rio Preto, já é notícia na região.

A casa, projeto do arquiteto Daniel Ribeiro, está em processo de certificação pelo Referencial GBC CASA com consultoria da nossa equipe EcoBuilding e, quando concluída, em dezembro 2018, será a primeira da região a conquistar o selo de sustentabilidade do Green Building Council Brasil.

O arquiteto, levando em consideração no projeto o clima da região, realizou estudos de insolação para poder criar uma confortável área de lazer, com vista para o campo de golfe, ao mesmo tempo aberta, com muita luz natural e naturalmente ventilada, evitando o excesso de calor. Soma-se a isto a escolha por um sistema de cobertura com telhas isolantes sobre a laje, de forma a minimizar a transmissão de calor e favorecer a eficiência energética da casa.

Os equipamentos especificados, com o suporte da nossa equipe como parte do trabalho de consultoria, para a iluminação, ar condicionado e coletores solares para aquecimento de água para banho, são também de alta eficiência (todos com selo Procel A).

Este conjunto de medidas, conforme pudemos comprovar por meio de simulações computacionais da eficiência energética, farão com o que consumo de energia da casa seja reduzido em mais de 60%, ao longo de toda a sua vida útil. Deste total, o conjunto de painéis fotovoltáicos também instalados na cobertura da casa, será capaz de gerar mais de 60% da demanda de eletricidade ao longo do ano. Ou seja, a casa gastará menos de 1/4 do que gastaria uma casa equivalente usual, muito próxima, portanto, da autonomia plena em energia. E isto com espaços amplos, agradáveis e confortáveis.

Nos interiores, além de peças e metais eficientes no consumo de água, foram especificados, também com nossa orientação, materiais não agressivos à saúde, livres de COV´s, e de baixo impacto ambiental nas suas cadeias de produção, comprovado por meio da apresentação de declarações ambientais de produtos, solicitadas aos fornecedores, criteriosamente selecionados. No paisagismo, espécies nativas e de baixa demanda de água para rega foram especificadas.

Durante a obra, com nosso acompanhamento, diversas medidas para controle da poluição e dos resíduos de obra, por exemplo, foram implementadas, inclusive propocionando o aprendizado de uma série de boas práticas adotadas pelas equipe de obra, também gerenciadas pelo arquiteto, que passaram a entender a importância de se cuidar e controlar melhor as suas obras.

Este trabalho envolveu inclusive uma cooperativa de coleta de resíduos recicláveis da região que foi identificada e contatada para periodicamente retirar os resíduos, já separados e identicados, durante a obra.

Este conjunto de medidas adotadas tanto em projeto quanto em obra, muitas delas sem qualquer custo adicional, trazem importantes benefícios, não apenas para os proprietários, que poderão se orgulhar de ter uma casa confortável, agradável e muito eficiente, mas também para o meio ambiente, na medida em promove melhores desempenhos ambientais e menores impactos, e até para os profissionais envolvidos, tanto  de arquitetura e engenheria, quanto de mão de obra, fornecedores e instaladores, por meio da educação, crescimento e amadurecimento profissional que estas medidas provocam.

Ficamos muito felizes em ter oportunidade de ajudar a proporcionar tais benefícios e esperamos que este seja apenas mais um caso de muitos outros que passem a adotar boas práticas de sustentabilidade não apenas na região, mas por todo o país.

Consulte-nos. Vamos juntos praticar a Construção Sustentável.
Até a próxima.

Arq. Antonio Macedo Filho
EcoBuilding Consultoria

Nenhum comentário: