quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Escurecimento Global.

Um futuro próximo.

Por Bruno Bertante de Moraes.

Ainda nem resolvemos o problema do Aquecimento Global, e já aparece uma nova notícia alarmante sobre o Escurecimento Global. Não se trata de nenhuma previsão futurista de pesquisadores, mas uma situação que estávamos convivendo faz tempo, e nem sabíamos de sua existência, e se não acharmos alguma solução iremos mudar com o futuro da humanidade.

Cientistas a partir de 1950 perceberam que os índices de evaporação nas estações de meteorologia estavam diminuindo, e que algo de errado estava acontecendo. Pesquisadores do mundo inteiro se aprofundaram nessa pesquisa e chegaram ao diagnóstico de que alguma coisa estava interferindo na temperatura da Terra e influenciando na quantidade de raios solares que incidia na superfície terrestre.

Após diversas hipóteses analisadas, chegaram a seguinte conclusão: a causa do Escurecimento Global era que partículas que se encontram suspensas na atmosfera, juntamente com partículas de água, estavam refletindo a luz solar diretamente para o espaço.

Com isso menos raios solares estavam penetrando na superfície do planeta e causando o escurecimento, gerando resfriamento no globo. Mas se o resfriamento não estava ocorrendo ou não era percebido pelos seres humanos, é porque o Aquecimento Global esta agindo em conjunto mascarando o Escurecimento Global.

Isso é muito grave, se diminuirmos drasticamente a incidência dessas partículas que refletem os raios solares, teríamos um Aquecimento Global drástico. De acordo com uma reportagem do Discovery Channel em menos de 100 anos a temperatura do planeta iria aumentar em 10 C° e em muitas regiões será impossível a sobrevivência do ser humano.

Estamos falando de um assunto novo, e muito preocupante, que envolve o planeta inteiro. Para conhecer mais sobre o assunto, sugiro que assista às quatro partes do documentário da Discovery Chanel, que está disponível no site Youtube.

Acrescento um trecho desse documentário que explica como foi composta a camada que está gerando o Escurecimento Global:


Nenhum comentário: