sexta-feira, 23 de julho de 2010

Primeira usina solar do Brasil

Com capacidade de gerar 1 mw (suficiente para abastecer cerca de 500 casas), a primeira usina solar brasileira será interligada ao sistema elétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)

Por Giuliana Capello, para a Revista Arquitetura e Construção – 06/2010

Em breve, a paisagem de Tauá, CE, ficará parecida com a da foto acima, clicada em Sevilha, na Espanha. A novidade, ainda isolada, pode multiplicar-se em breve. “Com o aumento dos custos de produção de energia elétrica e a redução das despesas de fabricação das placas fotovoltaicas, prevejo uma paridade tarifária que tornaria a segunda opçãomais viável”, diz Ricardo Rüther, especialista no tema e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Construir pequenas usinas como a de Tauá, de abrangência local, ou instalar painéis fotovoltaicos próximos aos pontos de consumo (como em coberturas de prédios) pode ser um caminho interessante. “Assim, gasta-se menoscom redes de transmissão e distribuição”, afirma Ricardo. Sem falar nosganhos quantitativos: segundo ele, se a área inundada de Itaipu fosse coberta por placas fotovoltaicas, a produção de energia dobraria.

Em breve na sua casa

O Brasil ainda não fabrica placas fotovoltaicas (importa de marcas como Kyocera, Sharp, Sanyo e SS Solar),mas há grande expectativa quanto à participação do país na geração de energia solar. “Temos boa insolação e a maior reserva de quartzo do mundo, de onde se extrai o silício, usado nas células solares. Desenvolver o setor é questão de dez anos”, afirma Ricardo Ruther.

Além disso, a pressão mundial pelo uso de fontes renováveis favorece a queda dos preços das placas, o que disseminará o uso. “Por enquanto, os consumidores são pessoas de classe alta, dispostas a pagar mais pela energia limpa, ou populações muito carentes, que obtêm ajuda do governo para a compra dos painéis”, diz Airton Dudzevich, da loja paulista Supergreen, especializada em produtos e sistemas sustentáveis.

Veja também:

Usina solar integrada ao sistema elétrico

Uma megausina solar no Saara

2 comentários:

Luis Felipe disse...

Nossa!!! Muito legal. É a revolução da energia solar dando seus primeiros passos no Brasil.

Apesar de não termos fábricas no Brasil, é bem legal ver que já temos gente por aqui promovendo a energia solar fotovoltaica.

Fiz uma busca no Google e descobri que um sistema solar fotovoltaico é bem mais do que painéis solares. Para que a energia gerada chegue aos aparelhos elétricos também são necessárias baterias especiais e equipamentos eletrônicos como controladores de carga e descarga e inversores de freqüência.

Fonte: www.minhacasasolar.com.br .

Anônimo disse...

Esse sim é um grande avanço. Mas só devemos nos dar por contentados quando 90% da energia mundial ser solar. E quando acabarmos de vez com as garrafas PET e o ISOPOR.