segunda-feira, 26 de julho de 2010

Governo britânico simula mundo superaquecido utilizando o Google

Publicado originalmente em Planeta Sustentável

Você acha que o próximo verão vai ser quente? Espere até ver a simulação do Google de um mundo cuja temperatura subiu 4 graus centígrados. O aplicativo pode ser baixado deste endereço: http://www.fco.gov.uk/en/global-issues/climate-change/priorities/science/

Usando um mapa feito pelo governo trabalhista britânico em 2009, o atual governo de coalizão coletou datos de temperatura do Met Office Hadley Centre e outros centros de pesquisa dos climas e os sobrepôs como um layer do Google Earth. Os resultados são assombrosos.

O aplicativo vem em boa hora. Este mês, cientistas advertiram que as promessas internacionais corrrentes de emissão de carbono podem mesmo levar o mundo a este aumento de temperatura. Diferentemente de uma ferramenta semelhante com dados do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change, ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), lançado pelo Google antes da Conferência de Copenhage, este mapa será atualizado regularmente.

O aplicativo traz também uma série de vídeos do YouTube com especialistas falando, por exemplo, de incêndios na África Subsaariana e de elevações do nível do mar. Além disso, há links para sites governamentais, onde se pode checar qual será a disponibilidade de água no mundo.

Brincar com o layer pode viciar. Além de não ser estático, o mapa mostra como os aumentos de temperatura são drasticamente diferentes em regiões do globo. Os polos ficam em vermelho (com um potencial aumento de temperatura de dez graus) e a maior parte da Europa mostra uma elevação entre 2 e 3 graus. Outras áreas quentes se destacam, como a Amazônia, relata o Guardian.

Nenhum comentário: