sábado, 2 de outubro de 2010

Rain Collector Skyscraper: edifício capta água das fachadas

Estudantes de arquitetura da Polônia desenvolveram o Rain Collector Skyscraper, um projeto de edifício que capta a água da chuva que cai no telhado e, também, a que escorre pelas paredes externas do prédio
Por Marcia Bindo para a Revista Vida Simples – 09/2010

Se o edifício ao lado existisse, seus moradores certamente enxergariam aquela torrencial chuva da tarde com novos olhos: no lugar do estorvo, garantia de água sem custo - para o bolso e para o planeta. A ideia de projetar o Rain Collector Skyscraper, um edifício capaz de coletar não só a água que cai acima do telhado mas também a que escorre sobre toda a estrutura externa, partiu de dois estudantes de arquitetura poloneses, Ryszard Rychlicki e Agnieszka Nowak. Segundo eles, vivemos um momento de grandes inovações tecnológicas, o que nos permite pensar em inúmeras maneiras de integrar forma e função aos projetos mais inusitados.

Nesse caso, eles conseguiram aliar a necessidade que temos de economizar água à forma do edifício. "A média diária de consumo de água por pessoa pode chegar a 150 litros. Cerca de 85 litros desse total podem ser substituídos pela água da chuva", explicam. Um sistema de canais e um funil que percorre a parte central do edifício captam a água, que passa por um sistema de tratamento e é distribuída para os apartamentos. Essa água pode ser usada para lavar roupa, na descarga do banheiro, para aguar as plantas e na limpeza da casa em geral. O excesso de água fica guardado em reservatórios na parte inferior do edifício. O projeto ganhou menção honrosa este ano pela proposta num concurso para estudantes de arquitetura.

Um comentário:

Arq. Crislane Cintra disse...

Acredito cada vez mais nessa nova geracao de arquitetos, que contribuem com o meio ambiente. Parabens!