domingo, 17 de outubro de 2010

Governo de São Paulo obtém certificação AQUA para duas escolas públicas

Postado originalmente em CicloVivo, em 05/10/2010

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável pela rede física escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, obteve certificação pelo Processo AQUA em duas de suas escolas na capital, a Escola Estadual Bairro Luz (Centro) e a Escola Estadual Vila Brasilândia (Zona Norte).

O principal benefício da certificação sustentável - atestada pela Fundação Vanzolini - é comprovar de maneira inequívoca que as escolas não agrediram o meio ambiente durante as obras e a operação, economizando água, energia e gerando poucos resíduos. Além disso, as escolas certificadas têm níveis de conforto ambiental e soluções arquitetônicas projetadas com foco na saúde dos alunos.

“O Processo AQUA levou a FDE a repensar o projeto de maneira global, com a possibilidade de avaliar o impacto de cada solução sustentável no edifício como um todo”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, consultoria líder para certificação AQUA, e consultor da FDE em seus projetos sustentáveis.

A utilização de brises nas fachadas é prática comum na FDE e, com o AQUA, a equipe fez uma avaliação do desempenho destes em relação ao conforto térmico e iluminação natural. Isso levou a algumas alterações no projeto em busca de melhores índices de desempenho. Uma outra mudança aconteceu no tratamento acústico das escolas, que demandou uma análise mais global dos impactos dos ruídos, tais como a interferência de quadras poliesportivas próximas às salas de aula.

A Fundação já possuía um programa que visava o baixo impacto ambiental nos canteiros de obra, além de reaproveitamento de água da chuva, adotado em uma escola em Perus (SP), no início de 2008, com apoio da Inovatech, na época. “A questão da facilidade e baixo custo de manutenção também sempre foi um item importante para a entidade. Dessa maneira, o processo AQUA serviu para integrar diversas ações que estavam sendo conduzidas de maneira isolada”, avalia Ferreira.

Uma peculiaridade da Escola Bairro Luz foi a sua localização, no Centro de São Paulo, em uma área de preservação histórica, o que levou a FDE a ter uma grande preocupação com o impacto que geraria no entorno, quesito que inclusive foi certificado pela Fundação Vanzolini durante a auditoria.

Para professores e alunos, a certificação pode representar um contato, na prática, com a sustentabilidade nas construções. “O fato de estarem dentro de uma escola sustentável de verdade, certamente contribuirá para que os alunos e professores percebam a importância da preservação do meio ambiente e levem para casa os conceitos de sustentabilidade”, afirma Ferreira.

O Processo AQUA tem ainda potencial para gerar um programa pedagógico nessas escolas, de modo a ajudar a compreender o conceito da construção sustentável. Diversos itens, como a captação de águas de chuva e locais específicos para coleta seletiva de lixo permitirão ações pedagógicas para conscientização dos alunos e comunidade local, reforçando o comprometimento da escola com a educação ambiental.

A certificação AQUA é oportuna também pela indução que o processo promoverá nas atitudes cotidianas dos usuários. Um prédio concebido para ser sustentável merecerá esforços para a preservação deste conceito. Caso a transferência de conhecimentos seja feita de maneira adequada, o processo poderá ter reflexos na atenção dos usuários com os temas associados à sustentabilidade.

Nenhum comentário: