Por Isabel Palma, para Naturlink.sapo.pr - Outubro 2010
Através da substituição das telhas convencionais por telhas de vidro é possível fornecer energia a um sistema de aquecimento, possibilitando a redução do consumo energético.
Esta nova tecnologia baseia-se na aplicação de telhas de vidro que permitem o aproveitamento da radiação solar.Estas telhas estão apoiadas num material preto que absorve a radiação solar e permite o aquecimento do ar. Este ar quente é aproveitado e distribuído através de um sistema de aquecimento central.
Este modelo está desenhado de forma a ser possível integrar com sistemas de aquecimento baseados em água ou ar. O único requisito é a pré-existência de algum tipo de sistema de aquecimento central.
A sua configuração permite aquecer a casa durante o Inverno e transferir o calor absorvido durante o Verão, para um sistema de dissipação de calor no solo, para ajudar a alcançar um efeito refrescante.
O sistema deve gerar cerca de 350kWh de energia por metro quadrado, valor que varia com o clima, o ângulo dos telhados e direcção das casas.
Se o telhado não for adequado para colocação de telhas, a mesma tecnologia está disponível em painéis de vidro, que podem ser adaptados às paredes das casas, para beneficiar dos raios solares baixos, durante o Inverno.
A companhia sueca Soltech Energy que desenvolveu esta tecnologia recebeu recentemente uma medalha de ouro, na feira Nordbygg 2010 em Estocolmo, por este projecto.
Fonte: http://www.gizmag.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário