quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fundação Vanzolini cria certificação AQUA para arenas e complexos esportivos

Por Ana Paula Rocha, para a Revista AU (Ed. Pini)

Selo tem como objetivo incentivar a construção de empreendimentos que minimizem o impacto ambiental antes, durante e depois da obra

Ana Paula Rocha

De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, a Fundação Vanzolini acaba de lançar a Certificação AQUA para Arenas e Complexos Esportivos. O objetivo é incentivar a construção de empreendimentos que minimizem o impacto ambiental antes, durante e depois da obra, contribuindo para a redução no consumo de água e energia.

"A certificação AQUA se dá em quatro fases: programa, quando se desenvolve o projeto arquitetônico; concepção, quando o empreendedor faz os projetos executivos; realização, quando a obra está pronta; e operação, que olha para como o usuário se relaciona com a construção", detalha Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, primeira empresa de consultoria para Certificação AQUA.

Para se certificar é preciso criar um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e atender o referencial da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), que considera 14 itens de sustentabilidade para a construção e gestão das edificações, além do conforto e saúde dos usuários. Entre esses itens, estão a relação do edifício com o seu entorno; escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos; gestão da energia, água e resíduos de uso do edifício; o conforto higrotérmico, acústico, visual e olfativo; e a qualidade sanitária dos ambientes.

"Os empreendedores devem estabelecer um sistema de gestão eficiente e traçar o nível de atendimento das 14 categorias, que varia de Bom, Superior e Excelente", explica Ferreira. "Vale lembrar que para conseguir a certificação é preciso ter no mínimo três categorias no nível Excelente e no máximo quatro no Bom, sendo as demais no nível Superior", finaliza o engenheiro.

Mais informações sobre a certificação podem ser acessadas no site da Fundação Vanzolini, em http://www.fundacaovanzolini.org.br/.

Aproveito para acrescentar meus comentários:
Para cursos sobre a Certificação e sobre como se tornar um Auditor AQUA, favor acessar: www.ecobuilding.com.br

Antonio Macêdo Filho.

Um comentário:

aline disse...

Que boa notícia!
Que bom que a Vanzolini também está nessa corrida.
Afinal, pelo menos para as Olimpíadas, a certificação ambiental de edifícios é obrigatória...