quinta-feira, 24 de junho de 2010

Freedom Tower - One World Trade Center

Adaptado a partir de artigo publicado originalmente em http://www.newyork.construction.com/, entitulado: "One World Trade Center Rises to 260 Feet Above Street Level", de 23 de junho de 2010.

Photo courtesy of the Port Authority of New York and New Jersey

Neste mês de junho de 2010, por conta da III Missão Técnica Green Buildings em Nova York, que tive a satisfação de mais uma vez acompanhar, visitamos outra vez o 7 WTC, primeiro dos novos edifícios do complexo a ficar pronto. Com acompanhamento de um arquiteto da equipe responsável pelo projeto, do escritório SOM, pudemos, de posição privilegiada, do 50o andar do 7 WTC, ver as obras do Ground Zero, onde se destacam a Freedom Tower e as obras do 9/11 Memorial (foto).


(Foto do autor)



As obras das estruturas do One World Trade Center, ou "Freedom Tower", atingem agora a altura de 80 m. acima do nível da rua. Após a sua conclusão em 2013, ele se tornará o edifício mais alto nos Estados Unidos, com 104 andares e mais de 420 metros de altura (equivalente à altura do Pão de Açucar, no Rio), sem contar a torre de comunicações que terá em seu topo. Será então um dos maiores green buildings do mundo.

(Foto do autor)

O One World Trade Center vai incorporar elementos de design visando atender aos requisitos da certificação LEED Ouro, com um nível de eficiência energética 20% maior do que os códigos da cidade atualmente recomendam. A torre comportará espaços para escritórios que variam de 2.800 m² para 4.300 m² por planta, bem como uma plataforma de observação de dois pisos, nas exatas alturas das antigas torres 1 e 2, que será aberta ao público em geral, um restaurante e uma torre de comunicações para diversos serviços, já comercilizados para diversas redes de comunicação. O edifício terá 270.000 m² de área construída total, incluindo quatro andares abaixo do nível da rua para os reservatórios de água, armazenamento de combustível, instalações eletro-mecânicas, estacionamento, lojas e o saguão de elevadores para a plataforma de observação.

(Maquete eletrônica do 1 WTC. Á direita, o 7WTC)

O One World Trade Center irá definir um novo padrão internacional para o estado da arte em edifícios de escritórios", disse Christopher O. Ward, diretor-executivo da Autoridade Portuária de NY e NJ, proprietários da torre. "Ela incorpora os mais elevados padrões ambientais e de segurança e fornece um ambiente de classe mundial com uma extensa rede de transportes, comércio e serviços de alta qualidade.

Saiba mais sobre esta e programação de outras missões técnicas em: http://www.arqtours.com.br/.

(Veja também: IV Missão Técnica Green Buildings em Nova York 2011 - 01 a 11 de julho de 2011. Mais informações em: http://www.arqtours.com.br/nova_york2011/)


Veja video que fiz (com câmera fotográfica), durante visita ao 7 WTC em 2008:

Nenhum comentário: