É com grande satisfação que informo que a Sustentabilidade das Construções está agora já incorporada ao ensino da Arquitetura e do Urbanismo, em graduação.
Me refiro especificamente ao curso de Arquitetura da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, que tenho a honra e missão de dirigir, primeiro curso de graduação do País a ter ênfase na sustentabilidade das construções, de forma estrutural.
Me refiro especificamente ao curso de Arquitetura da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, que tenho a honra e missão de dirigir, primeiro curso de graduação do País a ter ênfase na sustentabilidade das construções, de forma estrutural.
A idéia do curso, que é recente e teve início, com grande sucesso, neste ano de 2010, é, na essência, simples, mas sua proposta não é pouco ambiciosa.
Currículo Inovador
O tema da sustentabilidade é sabidamente essencialmente multi-disciplinar.
Tratar da questão, que é possivelmente a mais relevante com a qual a Arquitetura terá que se confrontar neste século, de maneira isolada, seja na forma de uma disciplina de curso, ou trabalho final de graduação, é não reconhecer a profundidade e capilaridade que o assunto merece.
No curso de Arquitetura da UNICID, estamos montando uma estrutura curricular nova e inovadora, diferente do que havia e com a transversalidade disciplinar que o ensino que se pretende sério nesta área requer. A sustentabilidade não é tratada em um módulo ou em uma área do curso, mas está presente em toda a sua estrutura, envolvendo as competências:
A - Conceituais e Históricas (com os grandes exemplos de arquitetura e urbanismo sustentável do passado e do presente); B - Ambientais (com os conceitos de integração e gestão ambiental, inclusive abordando as certificações ambientais de edificações); C - Técnicas (com os sistemas construtivos, materiais, equipamentos, softwares e tecnologias para a construção sustentável) e D - Projetuais (com aplicações em projetos sustentáveis, desde as escalas do objeto e do mobiliário, às do edifício, do meio ambiente e das cidades e sua infra-estrutura);
O "Green Team"
Estamos montando um corpo docente de elevada qualificação específica, com mentalidade jovem e disposição para buscar ir além do convencional, trazendo para as salas de aula e laboratórios da graduação a prática e a vivência de mercado, para a aplicação de soluções viáveis na construção sustentável.
Estrutura do Curso
Com estrutura modular, o curso não é seriado e as competências são agrupadas em unidades curriculares que se relacionam e são integradas por atividades e projetos comuns. Em cada módulo do curso, os alunos desenvolvem Projetos Integrados, que sintetizam e envolvem as competências de cada uma das unidades, sempre com orientação de professores especializados.
A integração curricular não é mera retórica. É incorporada nos currículos dos cursos. Os alunos são orientados e encorajados a se envolverem em cursos de Core Curriculum, atividades complementares, práticas profissionais e de iniciação científica, que envolvem todos os cursos, e agregram valor à formação em sentido amplo, de forma a melhor prepará-los não apenas para o mercado, como para a própria vida profissional e pessoal.

Coordenação
Com a experiência de muitos anos na área de educação continuada em Arquitetura e Construção, (na direção da Câmara de Arquitetos e, mais recentemente, com a EcoBuilding), e também como professor e consultor, posso afirmar que sei bem quais são as demandas de arquitetos e engenheiros em relação às suas formações profissionais e, em especial, em relação à sustentabilidade das construções.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCid é uma proposta que pretende dar resposta a muitas destas demandas, por meio da formação de profissionais mais capacitados a lidar com algumas das principais questões do século, e certamente trará certa contribuição para o desenvolvimento sustentável do País.
Ficarei satisfeito em prestar mais informações sobre o curso, receber currículos ou sugestões.
Prof. Arq. Antonio Macêdo Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário