quarta-feira, 23 de junho de 2010

Extensão sustentável para Boston

Arquiteto projeta cidade ecológica anexa a Boston. O local poderá abrigar até 15 mil pessoas, em uma estrutura completa, com residências, hotéis e escritórios
Publicado em Casa e Jardim Online

Arcology. A expressão, que mistura architecture (arquitetura) e ecology (ecologia), tem sido usada para rotular projetos sustentáveis. O Boston Arcology, apelidado de BoA, idealizado pelo arquiteto norte-americano Kevin Schopfer, é um exemplo desse tipo de construção. A proposta é levantar um grande edifício, que funcionaria como uma cidade anexa a Boston. A diferença é que essa nova parte seria totalmente “verde”, com certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que classificam empreendimentos amigos do planeta, geradores de menor impacto ambiental.

Projetado para expandir Boston, sem prejudicar a parte já existente, o BoA ficaria em uma plataforma flutuante, feita de células de concreto. O prédio, com capacidade para abrigar cerca de 15 mil pessoas, terá residências, escritórios, hotéis, espaços comerciais e museus, distribuídos entre 30 andares. Esteiras e elevadores incentivarão o transporte pedestre. Em todos os pisos, jardins públicos ajudarão no escoamento da água e na manutenção da temperatura interna, além de favorecer o convívio social. Além disso, as grandes janelas e aberturas permitirão o aproveitamento de luz e ventilação naturais. O edifício também contará com turbinas para fornecimento de energia eólica e painéis para captação de energia solar.

Nenhum comentário: