quarta-feira, 30 de junho de 2010

Masdar Initiative - Worlds First 100% Carbon Free Community

Caros,

Em março deste ano, tive a oportunidade (e o privilégio) de visitar, juntamente com os colegas que nos acompanharam na Missão Técnica EcoBuild 2010, em Londres, o escritório inglês Norman Foster & Partners.

Durante a visita, nos foi apresentada, por um dos arquiteto envolvido no projeto, a Masdar City, cidade sustentável, em construção em Abu Dahbi, Emirados Árabes Unidos. É um projeto impressionante em todos os sentidos.

É uma cidade projetada em 640 hectares para abrigar 45.000 habitantes e produzir toda a energia que consumirá, de forma renovável, sem produzir qualquer resíduo, e totalmente neutra em emissões de carbono. É uma meta bastante ambiciosa, especialmente em se tratando de um país que é um dos líderes em produção de petróleo no mundo.
O projeto prevê alta densidade urbana. As ruas são estreitas, como é natural na arquitetura local, que precisa se proteger do sol, e serão acessíveis apenas por pedestres e veículos leves sobre trilhos, elétricos e públicos. Não haverá carros em Masdar.
A própria orientação da implantação da cidade prevê a ventilação natural nas principais vias e a livre circulação de pedestres nas vias secundárias, sombreadas pelas edificações, que terão alta inércia térmica em suas paredes, pré-fabricadas, para favorecer o conforto e a economia de energia com climatização.

O colega da equipe de projetos do Forster & Partners deixou claro, de forma resumida: "é um grande experimento, uma aventura, e um desafio". Como os antigos navegadores ibéricos, que se lançaram sobre mares nunca d´antes navegados, com coragem se arriscam a ir onde não haviam ido, e esperam criar novos caminhos para o futuro.

Reproduzo a seguir um video rápido para uma introdução a Masdar City. Em dado momento, o texto do video argumenta: "Um dia, todas as cidades serão assim".
Eu acho que não. Acho que, no futuro, teremos diferentes modelos e soluções que, como esta, ambiciosa e pioneira, trarão respostas para muitas questões e também criarão novas questões.
O que vejo é a continuidade do ciclo evolutivo, que assim, como em um processo Darwiniano, se perpertua e reproduz os mais bem sucedidos.

Boa sorte a Masdar e seus futuros habitantes.
(Espero conhecê-la para comentar aqui, com mais propriedade, em oportunidade futura).

Nenhum comentário: