domingo, 8 de março de 2009

Ecobuild 2009: condomínios sustentáveis prontos para morar

Caros,


A feira EcoBuild, que ocorre anualmente em Londres cresceu juntamente com o interesse do público pelo tema. A sua 5a edição ocorreu no início deste mês de março 2009. Não pude estar este ano mas reproduzo a seguir comentários publicados pela editora Abril, elaborados pelo colega Frank Siciliano.


Ecobuild: condomínios sustentáveis prontos para morar
Publicado no site http://www.casa.com.br/, da Abril.

O arquiteto Frank Siciliano, em Londres, acompanha mais um dia na Ecobuild, feira de construção sustentável. Seminários apontam que a forma de construir mudará radicalmente. E a indústria se prepara para oferecer novos sistemas e embelezar os que já existem.

Construtoras apresentaram seus projetos de condomínios criados com a integração de várias tecnologias de baixo impacto. As unidades são vendidas como produtos acabados, completas e funcionando. É uma nova perspectiva que já se abriu para o mercado imobiliário europeu. E as empresas estão exportando tais soluções para o Leste Europeu e Ásia.



Os telhados verdes também ganharam força. Agora, é possível encontrar soluções para prédios novos e existentes, com tecnologias muito mais avançadas do que as que encontramos no nosso mercado. São soluções modulares ou mantas de material reciclado que aplicados sobre a cobertura servem de base para o substrato e a vegetação.


Ainda no tema coberturas, chamou atenção um captador de iluminação externa. Instalado na cobertura (justamente sobre aqueles cômodos centrais ou onde não é possível abrir novas janelas), ele tem um tubo refletivo que manda a luz a uma lente prismática - com aparência e acabamento de luminárias convencionais. Ela ilumina o ambiente de forma muito eficiente. Muito simples. A percepção de que o caminho da sustentabilidade já permeia de forma definitiva o meio acadêmico está na exposição de estudantes.


Podemos ver pelas maquetes expostas a qualidade estética dos trabalhos, mostrando que para ser sustentável a arquitetura não precisa ser feia. Esse foi inclusive tema de uma das palestras apresentadas na feira. A indústria local parece que já compreendeu que o sucesso desta transformação trilha o caminho da boa estética e encontramos aqui uma variedade impressionante de materiais ecológicos para acabamento de interiores e fachadas feitos de forma a proporcionar ao arquiteto uma gama de opções que valorizam o desenho arquitetônico.


Dentro dos painéis de palestras uma se destacou: ela era sobre construção de escolas com design sustentável e foi apresentada pelo escritório Studio E Architects. É realidade por aqui a preocupação de reduzir o impacto ambiental na construção e operação dos grandes edifícios públicos, com vários exemplos prontos e operando. Muito interessante foi o processo de criação desses projetos com o envolvimento dos alunos, professores e da comunidade em todos os estágios, sendo um instrumento de educação e tomada de consciência dos jovens, seus pais e educadores, transformando-os em agentes multiplicadores.

O que: Ecobuild 2009
Onde: Earls Court, Londres
Quando: de 03 a 05 de março de 2009
Quanto: entrada gratuita




Nenhum comentário: