No segundo semestre de 2008, tive a satisfação de tomar parte de projeto bem interessante, como professor orientador de um trabalho final de graduação em Arquitetura na Belas Artes, do então estudante, meu ex-aluno Marcelo Valentin.
O projeto, um complexo multi-funcional na região central de São Paulo, ao qual chamamos SP Green, estava previsto para atingir
elevado grau de sustentabilidade, e, claro, trazia grandes desafios.Após muitas pesquisas e análises, chegamos à conclusão de que, se fosse executado em conformidade com todas as recomendações de projeto, alcançaríamos LEED platina (a certificação LEED é a referência internacional para construção sustentável, especialmente em se tratando de edifícios de escritórios).
Trago aqui algumas imagens do trabalho, para que os colegas percebam como, com algum empenho, é possível mesmo na graduação atingir bons resultados e como a sustentabilidade está sendo posta em prática de projeto.
Me arrisco a antecipar que a próxima geração de arquitetos estará melhor capacitada a lidar com a questão e, como resultado, imagino que teremos melhor Arquitetura. Me orgulho de poder contribuir para isto hoje.O agora Arquiteto Marcelo Valentin foi aprovado com nota máxima e está nos EUA, buscando se aprofundar ainda mais na questão dos "green buildings".
Acredito que ainda teremos mais notícias do rapaz.É isto aí, Chapa, you keep up the good work!
Nenhum comentário:
Postar um comentário