terça-feira, 2 de junho de 2009

Arq. Zanettini projeta para Brasília o primeiro edifício público que visa alcançar a certificação LEED

Por: Zanettini Arquitetura, Planejamento e Consultoria Ltda






Foto: Arq. Zanettini
O Arq. Siegbert Zanettini é Coordenador Geral e Responsável Técnico da Zanettini Arquitetura, Planejamento e Consultoria Ltda, empresa com 50 anos de atuação, reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, liderança e pioneirismo nas áreas de arquitetura com aço, madeira, sustentabilidade e eco-eficiência e mais de 1000 projetos realizados, entre Centros de Pesquisa, Centros de Educação Ambiental, Centros de Compra e Distribuição, Indústrias, Hospitais, Escolas, Conjuntos Residenciais e Esportivos entre outros.

Centro de Pesquisas da Petrobrás CENPES.
Autor: Siegbert Zanettini, Co-Autor: José Wagner Garcia
O Fórum EcoTech em Salvador, terá como um de seus palestrantes o Arq. Siegbert Zanettini, falando sobre “A Plástica e a Estética da Arquitetura Sustentável“. Entre os projetos que serão apresentados, estará o Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública, primeiro edifício público a buscar a certificação LEED do USGBC.

FÓRUM DO MEIO AMBIENTE E DA FAZENDA PÚBLICA

O partido adotado retratou a concepção dinâmica e inovadora, valorizando a identidade arquitetônica do edifício e atendendo ao plano urbanístico local e aos critérios da certificação LEED do USGBC, através de um extenso trabalho e consultoria especializada desde a concepção inicial. A integração de um conjunto de conceitos multidisciplinares, onde todas as disciplinas
projetuais criaram e inovaram, influenciou significativamente no resultado final da arquitetura.









A edificação foi implantada longitudinalmente no eixo noroeste-sudeste. Assim, sua circulação horizontal principal cruza diagonalmente os limites do lote, permitindo o máximo aproveitamento da ventilação cruzada e iluminação natural nos ambientes internos e a criação de terraços ajardinados e vazios em todos os pavimentos, humanizando o ambiente de trabalho.
As superfícies envidraçadas norte e sul são adequadamente protegidas pelos terraços em balanço ou por telas em aço inoxidável, tensionadas e afastadas 80 cm da fachada, garantindo o sombreamento desejável e o conforto de seus usuários, além da conseqüente economia de energia, pelo abrandamento da carga térmica interior. As superfícies leste e oeste são cegas, evitando a incidência da radiação solar direta e ganhos térmicos indesejáveis oriundos destas orientações.

A estrutura em aço que se desenvolve em uma malha de 1,25x1,25m, lajes steel deck, fechamentos e divisórias em dry-wall, proporcionam espaços e sistemas flexíveis, permitindo fáceis alterações futuras e prolongando a vida útil do edifício com qualidade, maior agilidade no processo construtivo e um canteiro de obras mais limpo.

Por tanto, a proposta aborda o desafio de minimizar o impacto ambiental da construção, resultando em ambientes internos e externos que garantam o conforto ambiental do usuário; eficiência energética do edifício e sistemas; possibilidade de utilização de energia limpa; economia de água com reutilização de águas cinzas e pluviais para fins não potáveis e adoção de metais eficientes; e integração com a paisagem do entorno.

Nenhum comentário: