quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Retorno dos Investimentos em Eficiência Energética em Residências

Publicado originalmente em Home Energy Saver. Tradução, adaptação e comentários de Antonio Macêdo Filho.

Estudos feitos nos EUA concluem que a aplicação de algumas medidas de eficiência energética em uma típica residência rende cerca de US$ 600 na conta de energia anual e um interessante retorno do investimento de 16%.

O diagrama ao lado fornece uma imagem representativa da alta rentabilidade de alguns melhoramentos com vistas à eficiência energética. Note que a casa padrão avaliada aqui está localizado em um clima médio dos EUA e dispõe de bomba de calor, aquecedor elétrico de água, máquina de lavar roupa, secadora de roupas e lava-louças.

O custo-benefício exemplificado supera a meta de 30%  de economia para casas existentes estabelecida pelo programa PATH (The Partnership for Advancing Technology in Housing - Parceria para a Promoção de Tecnologia em Habitação).

Na verdade, todas estas medidas produzem maior retorno sobre o investimento do que um investimento bancário comum (mesmo no Brasil) e a maioria é tão ou mais rentável que o mercado de ações tem sido nos últimos anos (não no Brasil). Os ganhos de eficiência acima incluem o efeito do imposto de renda. Isso torna a economia ainda mais atraente, porque você poderia guardar o dinheiro que você economizar em suas contas de energia, quando teria que pagar impostos mais robustos sobre investimentos normais.











NOTAS: Considerou-se uma casa típica com bombas de calor a ar, aquecimento de água elétrico, máquinas de lavar e de secar roupas e máquina de lavar louça. A taxa de retorno considerou 3% de inflação anual nos preços de eletricidade residencial. As taxas de retorno pós-impostos consideram impostos de renda de 28% (no Brasil, 27,5%).

1) O preço de compra de máquinas de lavar, máquinas de lavar louça, termostato, e o uso de bomba de calor é baseado nos padrões das normas estabelecidas pelo NAECA - National Appliance Energy Conservation Act (equivalente aos nossos Procel / Inmetro), para equipamentos domésticos. Todos os preços refletem o custo total do consumo, incluindo a instalação.

2) As economias nas contas consideram o custo médio da energia elétrica de 8,8 centavos de dólar por kilowatt-hora (média de R$ 0,35 por kWh, no Brasil - ou seja, tempo de retorno ainda melhor, no nosso caso). As eficiências dos equipamentos consideram os padrões do NAECA (No Brasil, Procel).

3) Os consumos de energia devidos ao aquecimento e resfriamento foram levantados utilizando-se modelagem com o software DOE-2, do LBNL - Lawrence Berkeley National Laboratory, outros consumos de usos finais de energia seguem relatório de consumo residencial do DOE - Departament of Energy, dos EUA (equivalente ao nosso MME - Ministério de Minas e Energia e o seu BEN - Balanço Energético Nacional).

PS: O que estamos esperando?

Traduzido, adaptado e comentado por Arq. Antonio Macêdo Filho - amacedo@ecobuilding.com.br

Um comentário:

pisos industriais disse...

Seu blog é muito bom, parabéns pelo trabalho!