sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uso racional da agua é tema de debate na 1ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo


São Paulo, agosto de 2010 - A preocupação e o uso racional da água estão entre os pilares da construção sustentável. O assunto será um dos principais debates da 1ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo O, que acontece entre 1 e 3 de setembro, no prédio da Fecomércio, na capital paulista. O segundo dia do evento terá um módulo totalmente dedicado ao tema.

Estudos do (GBC) Green Buildings Council, ONG responsável pela emissão do certificado LEED, o principal selo da construção sustentável no mundo, apontam que empreendimentos que adotam esse modelo de construção custam entre 1 e 7% a mais que os padrões convencionais, mas como utilizam modernos sistemas de aproveitamento de águas pluviais e tratamentos de água este valor gasto a mais é recuperado em pouco tempo. Em operação, o empreendimento sustentável chega a reduzir em até 40% o consumo de água, o que assegura retorno financeiro a curto prazo.

Alguns cases do gênero serão apresentados na 1ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo O. A mesa do módulo "Uso Racional de Água" acontece no dia 2 de setembro, a partir das 9h e será presidida por Antonio Macêdo Filho, diretor do EcoBuilding arquiteto, máster em Arquitetura Bioclimática pela Universidade Politécnica de Madrid e diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCid – Universidade Cidade de São Paulo.

O módulo é composto por quatro palestras: "Sistemas economizadores de água: tecnologia, educação e gestão", com Wilson Passeto, diretor da ONG Água e Cidade; "PURA - Programa Uso Racional de Água", ministrada por Marcos Yamada, da Duratex S.A - Divisão Deca; "A medição individualizada como ferramenta de gestão de condomínios residenciais"; apresentada por Osvaldo Barbosa de Oliveira Júnior, gerente técnico da Ista Brasil e uma sobre "Sistemas de Tratamento e Reuso de Água", com Vírgínia Dias de Azevedo Sodré, da Infinitytech.

A 1ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo , realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pelo GBC Brasil, é uma ferramenta para impulsionar a abertura de mercado da construção sustentável no Brasil. O evento conta com patrocínio de mais de 30 empresas de todo o mundo.

. 1ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo, de 1 a 3 de setembro, dias 1 e 2: 9h às 18h e dia 3: 8h às 16h, no Fecomercio, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo (SP)
http://www.expogbcbrasil.org.br/.

Fonte: Revista Fator, 21/08/2010 - 08:28 h.

Nenhum comentário: