sábado, 9 de maio de 2009

Visitas Guiadas Green Buildings em São Paulo

Semana da Construção Sustentável, março de 2009
Por Antonio Macêdo Filho


Muito tem se falado a respeito dos chamados “Green Buildings”. Em São Paulo, como em outras grandes cidades do mundo, como Nova York por exemplo, novos empreendimentos têm se destacado dos demais por seu apelo pela sustentabilidade. Muitos são certificados. Muitos outros estão buscando a certificação.

Mas, afinal, como é um Green Building? O que tem de diferente? Foi esta pergunta que muito provavelmente motivou quase 5 dezenas de colegas arquitetos e engenheiros de diversas partes do Brasil a participarem desta primeira edição das Visitas Guiadas Green Buildings em São Paulo, muitos aproveitando também a ocasião da Feicon Batimat 2009, em março passado (a segunda edição das visitas já tem data marcada: 25 de julho de 2009).

Em um dia de intensa atividade, visitamos alguns dos mais significativos casos de edifícios chamados sustentáveis em São Paulo, com orientação adequada, sempre com acompanhamento de profissionais envolvidos com os seus projetos ou sua administração.

Após uma breve uma apresentação na sede da A+C feita por mim e pela colega Arq. Daniela Corcuera, também especialista e professora em Arquitetura e Construção Sustentável, a respeito das obras que seriam visitadas naquele dia, seguimos para cumprir a agenda:

Edifício Harmonia, 57

Com o projeto do escritório franco-brasileiro Triptyque, o edifício Harmonia, 57 se destaca por sua interessante fachada vegetada, com sistema de controle automatizado da umidade, provando que boas idéias podem ser simples e boa arquitetura se faz com o bom uso de conceitos elementares, como o que define que os edifícios devem interagir com o meio e o clima.



Laboratório Delboni Auriemo - Unidade Santana

A visita à unidade Santana dos laboratórios Delboni Auriemo foi bem elucidativa, no que se refere aos procedimentos a serem adotados pelos que buscam a certificação LEED. Fomos muito bem recebidos pela equipe responsável pelo empreendimento, que, em uma apresentação sobre o projeto, compartilhou a experiência acumulada no processo de certificação, que envolveu inclusive a gestão cuidadosa do canteiro, desde o início das obras.


Eldorado Business Tower

Maior obra certificada até então no país, o Eldorado Business Tower, projetado pelo escritório paulistano Aflalo e Gasperini, é um edifício referencial, seja por sua imponência na paisagem da Marginal do rio Pinheiros, seja pelo pioneirismo na busca pela certificação, processo que foi adotado no decorrer do desenvolvimento dos diversos projetos, como soubemos.
Tivemos oportunidade de conhecer os sistemas de fachadas e de ar condicionado (que utiliza splits), ter acesso a uma das plantas livres do edifício, e inclusive ao heliponto, de onde se pode ver boa parte da cidade (embora o tempo não tenha colaborado muito naquele sábado de março).

Rochaverá Corporate Towers

No elegante complexo de escritórios Rochaverá, também de Aflalo e Gasperini, duas torres estão já concluídas. O empreendimento deve alcançar a certificação LEED ouro. Além da solução de fachadas, uma delas em cada torre em inclinação negativa, o projeto destaca-se ainda pelo sistema de geração de energia, a gás, que permite ao prédio total independência em relação à rede pública de energia elétrica.


Complexo JK, Torre São Paulo

A torre principal do Complexo JK, conhecido “antigo esqueleto da Eletropaulo” é um projeto impressionante. Com projeto contrato ao Arquitectonica, escritório estadunidense, plantas de quase 3.000 m2, e obras em fase de conclusão quando visitamos, o edifício será ocupado por um único usuário, instituição bancária internacional, que pretende incorporar a idéia de sustentabilidade à sua própria imagem institucional, com um enorme green building em sua sede no país, o que, inclusive, ajudou a viabilizar o empreendimento.


W Torre Nações Unidas

As duas torres do WTorre Nações Unidas, recém concluídas, projetadas pelo escritório Edo Rocha, estão também buscando a certificação LEED. Para tanto, dentre outros sistemas, utiliza equipamentos de iluminação e ar condicionado eficientes, com insuflamento pelo piso, e captação e reuso de água, contando inclusive com cobertura vegetal e piso drenante em áreas descobertas.

Com isto, após um dia cheio, concluímos estas I Visitas Guiadas Green Buildings em São Paulo. Acredito que a turma que as acompanhou pôde apreender um pouco de informação útil em cada uma delas e saiu enriquecida. Se assim foi, teremos cumprido o objetivo original e contribuído para a sustentabilidade da construção.




Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Antonio,
Adorei saber que esse blog é seu!
Ana Paula Magalhaes