sexta-feira, 15 de maio de 2009

Calculadora de emisões de CO2.

Mais uma calculadora de emissões de CO2 está disponível para consultas

Escrito por Fernanda Dalla Costa — Revista Sustentabilidade

A empresa de consultoria Keyassociados, disponibilizou em seu site uma calculadora para contagem das emissões de CO2, que tem como finalidade apresentar aos indivíduos o impacto diário que cada pessoa causa no meio ambiente, a empresa informou em comunicado à imprensa
O método calcula a pegada de carbono com base no consumo de energia elétrica, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural, gastos de combustíveis em automóveis e viagens aéreas, e produção de lixo.

Estes itens são considerados fatores de emissão de CO2 equivalente de metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da fundação GHG Protocol e do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na conclusão, a calculadora indica a quantidade de árvores nativas de Mata Atlântica necessárias para compensar essas emissões, considerando que uma árvore desse ecossistema seqüestra 312,4 Kg de CO2 em 20 anos, cálculo baseado em pesquisas da própria empresa e da SOS Mata Atlântica.

Outras instituições também disponibilizam calculadoras de emissões de CO2, entre elas as ONGs Florestas do Futuro e Iniciativa Verde.

Nenhum comentário: