segunda-feira, 25 de maio de 2009

A relação da Iluminação e com o ambiente.

Caros,

A introdução ao texto que segue é de autoria de meu ex-aluno de arquitetura e atual estagiário, Bruno Moraes.

Arq. Antonio Macêdo Filho

A relação da Iluminação e com o ambiente

Por Bruno Bertante de Moraes

Um projeto de iluminação artificial ou natural exige muitos conhecimentos técnicos. Vemos com normalidade arquitetos se especializando nessa área tão promissora, conhecida como Lighting Design.

No entanto, qualquer arquiteto que se preze tem por obrigação ter o mínimo de conhecimentos básicos e se atualizar nessa área, que esta em constante mudança.

Estou me formando como arquiteto, e vejo inúmeros erros de iluminação por parte de profissionais já atuantes no mercado à anos.

Não precisamos ir longe, em nossa próprias residências, no comercial, em shoppings . Como um arquiteto pode indicar para seu cliente uma iluminação sem ao menos ter idéia do que seja temperatura de cor da lâmpada que ele indicou, ou quando em uma loja de roupas, debato com uma iluminação inadequada, com baixo IRC ,desqualificando e comprometendo totalmente o market e a imagem coorporativa do empreendimento.

Restaurantes e supermercados adoram cometer esses erros, utilizando iluminações que mudam e dão aparência pálida a cor dos alimentos, muitos usam uma iluminação geral, chapada, sem nenhum interesse, no qual a essência e o segredo de um bom projeto luminotécnico, esta no jogo entre claros e escuros, ou diferentes temperaturas de cores, alternância de focos, e assim por diante,causando o despertar ao espectador . Estamos falando de soluções básicas, que arquitetos deveriam ser obrigados a ter o conhecimento, e que irão gerar lucratividade para os negócios.
Percebe-se a importância do conhecimento de como aplicar e escolher a iluminação, em escritórios, consegue-se aumento de produtividade,paralelamente dos lucros, de até 15%.

O que não se pode é continuar a ver , são esses erros por parte de arquitetos contratados para auxiliar, e não comprometer parte do negócios de seu cliente.

Para se atualizar-se na área da iluminação em arquitetura, conheça alguns cursos dedicados ao tema, clicando no link indicado.


Iluminação Sustentável

Por Sustentax

Ao investir-se em sustentabilidade, os benefícios vêm de todos os lados. Mas o que seria mais importante como foco: Economizar o máximo com insumos naturais ou investir em aumento de produtividade? Pesquisas indicam que 1% de ganho de produtividade é mais representativo do que 100% na redução do consumo de energia, considerando os custos, em geral, de um escritório.
Apenas a adequação da iluminação é capaz de gerar um aumento de 7% na produtividade. Quando agregamos um controle mais eficiente de temperatura e ventilação, a melhora na qualidade de vida dos habitantes pode fazer os índices de absenteísmo cair em até 15%, tudo isso traz um aumento na produtividade de até 16%.

Com a finalidade de adequação do espaço aos níveis corretos de luminosidade, aproveitar a luz natural revela-se não só a opção mais saudável, como a mais rentável. O que não significa, simplesmente, abrir as janelas e deixar a luz entrar: O máximo de luz natural deve ser aproveitado sem que isso crie ofuscamento ou eleve a temperatura do ambiente.

Mesmo que o norte seja aumento de produtividade, quando a luz natural é utilizada conscientemente, tem conseqüência direta na redução do consumo de energia. Em primeira instância, implica na diminuição do consumo de luz artificial. Secundariamente, a racionalização da incidência da luz sobre a edificação permite um controle sobre os ganhos de calor gerados, tanto pela luz do sol, quanto pela iluminação artificial, o que resulta em diminuição drástica da exigência do sistema de ares-condicionados.

O Brasil é um país em que bens naturais são abundantes e com a luz não é diferente. Aqui, onde o sol brilha o ano todo, temos, em média, índices de luz natural duas vezes maiores do que em regiões de clima temperado como Europa e EUA, de onde importamos as principais tendências arquitetônicas. De encontro com a postura de sustentabilidade, a busca por soluções de gestão social, ambiental e econômica deve condizer com a comunidade em que se insere e com o uso racional dos insumos. Cerne da arquitetura sustentável, a utilização consciente da luz remete tanto a uso racional da energia, quanto a conforto e qualidade de vida.

Na América do Sul, o primeiro empreendimento a alcançar o certificado de Green Building LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) foi a agência Granja Viana do Banco Real em Cotia, SP. Esta, que é até hoje o único Green Building certificado do Brasil, teve a gerência do projeto de sustentabilidade realizada pela SustentaX – Engenharia de Sustentabilidade, membro do USGBC.

A NewmarEnergia, empresa do Grupo SustentaX, pioneira no Brasil na implantação de projetos de geração em empreendimentos comerciais a base de gás natural e em gestão energética integrada, começa a oferecer, este mês para os escritórios de arquitetura, incorporadores e construtoras, o serviço de Otimização Energética para Edificações com o intuito de fazer com que os seus empreendimentos imobiliários atendam os requisitos de eficiência energética mínima dos critérios de sustentabilidade ambiental. Por meio de simulação computacional a equipe de profissionais altamente especializados em envelope, energia, climatização e iluminação estará ajudando os projetistas a encontrar o ótimo equilíbrio entre custos e eficiência energética. A NewmarEnergia com esse trabalho estará contribuindo para integrar, de forma otimizada, os conceitos arquitetônicos, térmicos, de iluminação e elétricos dos projetos e o cumprimento das metas de conforto ambiental e eficiência energética.

"Estamos dando mais um passo importante para que possamos conceber, construir e operar Green Buildings cada vez com mais produtividade e menores custos. Antes, era comum que as edificações funcionassem como caixas isoladas do mundo. Hoje, os Green Buildings repensam isso, oferecendo conforto, qualidade de vida e integração dos diversos projetos na busca por um empreendimento eficiente. Com a disponibilização para o mercado desta nova ferramenta, somos capazes verificar, sugerir e auxiliar as equipes de concepção com muito mais velocidade, atendendo a uma demanda real pela busca por empreendimentos cada vez mais eficientes com forte impacto na produtividade dos ocupantes” explica Paola Figueiredo, Diretora do Grupo SustentaX e LEED AP, acreditada pelo U.S. Green Building Council (USGBC).

Um comentário:

Apartament disse...

Achei muito interessante os dados da segunda matéria, que compara a produtividade com o consumo de energia e uso de iluminação natural em edifício. Se possível gostaria de mais informações sobre estudos que apresentem correlação entre esses três aspectos ou mesmo a fonte do estudo utilizado pela Sustentax para essa matéria.

Obrigado,
Sandro Tubertini