domingo, 17 de abril de 2011

Uma forma diferente de lidar com resíduos

Publicado originalmente em cidadessustentaveis.org.br

Um sensor instalado percebe quando a lixeira está cheia, e o sistema de tubos cria um vácuo que suga os resíduos, transportando-os para o local de coleta. Existem sistemas para residências, prédios comerciais e áreas públicas.

Descrição breve do projeto

O sistema Envac de coleta de resíduos apresenta uma alternativa ao método tradicional de coleta de resíduos. As lixeiras são conectadas a um sistema de tubos, ligados a uma área de coleta, em geral na periferia de onde o sistema está instalado. Um sensor instalado percebe quando a lixeira está cheia e o sistema de tubos cria um vácuo que suga os resíduos, transportando-os para o local de coleta. Existem sistemas para residências, prédios comerciais e áreas públicas.

Metodologia

- Pontos de Coleta: Os sacos de resíduos são depositados, a qualquer momento do dia, em coletores instalados nas vias e/ou nos edifícios.

- Rede de Transporte Subterrânea: Os sacos são transportados por sucção e conduzidos por uma rede de tubulações subterrâneas até a central de coleta de resíduos a uma velocidade entre 60 e 80 km/h.

- Central de Coleta: Localizada nos arredores da área de coleta dos resíduos, elimina consideravelmente o número de veículos coletores na região. Na central os resíduos são coletados, separados - quando projetado para esta função - e compactados em contêineres fixos, para posterior envio ao seu destino final.

Na central, o ar de transporte é separado do resíduo para ser tratado por um sistema de filtros antes de ser devolvido à atmosfera.

Objetivos

Além de facilitar a coleta e evitar o uso de mais transportes para tal finalidade (diminuindo assim a liberação de CO2), o sistema possibilita coletar e diminuir os resíduos, preservando assim a natureza e a sua não poluição.

Cronograma

• 1961: A primeira versão do atual sistema foi instalada em um hospital em Sollefteå, Suécia

• 1965: Foi criada uma versão residencial para a coeta a vácuo

• 2010: Foi ultrapassada a barreira de 600 destes sistemas instalados pelo mundo

Resultados

A coleta seletiva se torna mais fácil com o sistema, já que os diferentes tipos de resíduos não são misturados durante a coleta, como acontece no método tradicional. As áreas de coleta possibilitam uma diminuição do número de caminhões de lixo circulando, já que há um uso mais racional do espaço. Ao invés dos resíduos serem simplesmente colocados na calçada, na frente de cada prédio, o caminhão de coleta se dirige somente à área onde ficam acumulados os sacos de lixo. Conseqüentemente acontece também uma diminuição na poluição sonora e ambiental que a coleta causa. Há uma redução de 30% a 40% no custo de coleta. Em Estocolmo na Suécia, já foi implementado nos seguintes lugares:

- Södra station (2800 residências)

- Norra Hammarbyhamnen (2050 residências)

- Essinge Udde (900 residências)

- Hammarby Sjöstad (2400 residências)

Instituições envolvidas
Grupo Envac
Fontes:
http://2020cities.blogspot.com/2010/02/waste-collection-as-unlikely-attraction.html
http://www.envac.ae/web/Kuala_Lumpur_International_Airport_1.aspx
http://www.envacgroup.com/web/Start.aspx
 

Nenhum comentário: