segunda-feira, 18 de abril de 2011

II Missão Técnica EcoBuild Londres 2011

Caros,

Neste mês de março de 2011 estive mais uma vez visitando a EcoBuild de Londres, em mais uma missão técnica organizada pela ArqTours, by Raquel Palhares, que tive a satisfação de acompanhar. Desta vez foram dois grupos, que foram acompanhados por mim e pela arq. Raquel, com agendas diferentes durante a semana.

Durante a semana, realizamos diversas visitas técnicas exclusivas a escritórios de projetos (alguns dos mais renomados do mundo, como Norman Foster, Richard Rogers, Zaha Hadid, Arup, BDSP), algumas obras referenciais (como o site olímpico de 2012, a prefeitura, o Gherkin, o BedZed, dentre outras), além é claro da feira EcoBuild, que em 2011, assim como também em 2010, está cada vez maior e mais bem organizada.

Este ano inclusive a feira mudou de lugar para o maior centro de convenções de Londres e um dos maiores da Europa, o Excell London Exhibition Hall.


The LightHouse, casa sustentável modelo no BRE

Visitamos também o Innovation  Park, que fica no BRE - British Research Establishment, responsável pela criação e administração da certificação BREEAM, primeira certificação internacional de desempenho ambiental de edificações.

Foi de fato uma semana enriquecedora, de muita informação e atualização, durante a qual um grupo privilegiado de profissionais pode também desenvolver e ampliar seu networking, inclusive entre colegas da missão técnica, quase todos envolvidos com projetos e obras relevantes por todo o país.

St Giles Place, projeto certificado BREEAM Excelent, de Renzo Piano 

Esperamos com missões técnicas como esta, e outras que fizemos e ainda faremos, poder colaborar com a qualificação e desenvolvimento dos nossos profissionais, para favorecer o desenvolvimento sustentável do Brasil, que cada vez mais se destaca e merece o interesse e respeito das demais nações mais importantes do mundo. 

Os colegas podem acompanhar, com as fotos que seguem, um breve resumo desta missão, que terá nova edição em março de 2012.

(Obs: Antes, ainda em 2011, teremos a IV edição da Green Buildings em
Nova York, de 01 a 11 de julho - Utilize o recurso de busca aqui no Blog do Macêdo para saber mais sobre as edições anteriores - Mais informações e reservas para esta e outras missões em: www.arqtours.com.br)

Visita ao City Hall, prefeitura de Londres, projeto de Norman Foster 





Entrada principal do centro de exposições








Grupo da Odebrecht em visita ao site olímpico Londres 2012





Nesta foto, estou com Sir Richard Rogers, durante visita ao seu escritório, em verdadeiro privilégio




 


Detalhe de apresentação sobre o SwissRe ou the Gherkin, marco de arquitetura sustentável de Norman Foster, com consultoria ambiental da BDSP







Visita ao BedZed - Beddinton Zero Energy Development, modelo de condomínio residencial sustent






 
Duas imagens do City Hall, de fora e por dentro, com suas escadas e rampas do atrium central 




Gerador eólico de pequeno porte, para uso em edifícios ou mesmo casas

Visita ao escritório Richard Rogers & Partners, recebidos pelo próprio titular (de azul, à esquerda)






Vista do alto da SwissRe
(veja também video que fiz no local em "meus videos", na coluna da direita)







Interessante maquete de Londres no Centro de Nova Arquitetura de Londres








 Visita ao escritório Zaha Hadid






Visita ao St. Giles Complex, de Renzo Piano



Proposta de casa sustentável na EcoBuild







Visita ao Heron Tower








Visita ao Ropemaker Building, da Arup










Até 2012, EcoBuild











Nenhum comentário: