domingo, 3 de outubro de 2010

Dúvidas Frequentes: Como se tornar um LEED® AP?

Caros,

Sempre recebo e-mails de estudantes e profissionais interessados na certificação LEED e em se tornarem LEED AP´s. Eles têm dúvidas e normalmente não sabem onde encontrar as respostas. Sempre tento ajudar. Por isto reproduzo aqui um conjnto de perguntas e respostas divulgadas pelo Green Building Council Brasil.

Para informações sobre cursos e treinamentos dedicados à certificação LEED e à construção sustentável em geral, favor consultar: www.ecobuilding.com.br.

- O que é LEED® AP?

LEED AP é a sigla para os Accredited Professionals , ou seja, os profissionais que Acreditados pelo Green Building Council por entenderem o processo de certificação e serem facilitadores do processo LEED®.-

- Como se tornar LEED® AP?

Para isso, deve-se cadastrar no site do GBCI.ORG, que é o orgão do USGBC responsável pela acreditação profissional, pagar taxa de inscrição para a prova e agendar o teste.

- Onde é feita a prova?

A prova é feita em institutos prométricos aqui no Brasil mesmo, com sistema online, tal qual as provas do PMI; Tem em várias cidades brasileiras. Na hora da inscrição, já saem as opções possíveis dos locais mais perto de você;

- Tem prova em português?

Não, ainda é toda em inglês.

- Como estudar?

Os manuais do LEED® podem ser comprados diretamente no site do USGBC. Alguns outros livros podem ajudar, mas o manual oficial tem todas as informações necessárias para a prova. No Construa Verde tem uma lista de publicações que considero interessantes para ajudar, tanto para o processo LEED® quanto para o processo de projeto sustentável como um todo. Os sites do GBC Brasil e também da EcoBuilding têm informações que podem auxiliar.

- Onde estudar?

Existem alguns cursos que o GBC Brasil promove, mas não é o requisito para aprovação. O que vale é a prova mesmo. Mas eles são bons para darem um panorama geral e explicar alguns itens mais a fundo. Algumas faculdades e instituições também tem alguns cursos voltados so sistema de pontuação LEED®. Vale entrar no site do GBC Brasil e ver a lista de cursos.

- A prova é muito complicada?

Não é complicada, mas bem detalhada e com muitas informações; No entanto, não há nada que não esteja colocado nos Guias e no site do USGBC. Mas preste atenção nos detalhes e perguntas com múltiplas respostas.

- Existe somente um tipo de LEED AP?

Não. Hoje com o LEED 2009, cada especialidade LEED® terá uma aplicação específica também para os LEED AP´s; Por exemplo: se você for trabalhar mais com obras novas, vale fazer a Acreditação Profissional para o LEED NC, que é o New Construction. Se for trabalhar com processos de Prédios Existentes, faz-se o teste para LEED EB_OM, que é para Existing Buildings Operation & Maintenance e assim por diante. Eu fiz a prova quando ainda era um título só para todos os casos e a partir de agora tenho 2 anos para escolher alguma especialidade e refazer a prova.

- Pode-se ter mais de uma especialidade?

Sim, podem-se escolher mais de uma. No entanto, para cada tem-se que fazer o teste específico.

- O título vale indefinidamente?

Não, a partir deste ano, o profissional deve fazer uma nova avaliação a cada dois anos. A vantagem é a garantia que todos envolvidos estão sempre atualizados com as novidades do sistema. Mas há muita polêmica entre os LEED® AP´s em relação a este novo método.

Boa sorte!!

Para mais informações e pesquisas:

http://www.usgbc.org/

http://www.usgbc.org/DisplayPage.aspx?CMSPageID=2011

http://www.gbcbrasil.org.br/

Blog muito interessante com várias dicas úteis aos LEED AP´s:

http://www.reallifeleed.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Antonio!!!
Vi as suas dicas para o Leed AP.
Vou seguir! qual o leed para urbanismo mesmo?
abs
Ricardo

Anônimo disse...

que foto bacana hein Macedo!