sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CBCS orienta como encontrar materiais sustentáveis

CBCS orienta como encontrar materiais sustentáveis
Adaptado a partir de matéria publicada originalmente no site AECweb.

A nova ferramenta foi lançada durante o SBCS 08 - I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2008, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Não existe sustentabilidade sem formalidade, legalidade e qualidade”. A afirmação abre a apresentação da mais nova ferramenta lançada pelo CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável para auxiliar projetistas, empreendedores e usuários na seleção dos fornecedores e de materiais que serão utilizados na obras.
O Comitê de Materiais do CBCS preparou a ferramenta com base no princípio de que a informalidade tem muitas facetas: sonegação de impostos; desrespeito a legislação ambiental; desrespeito a legislação trabalhista. Em sua apresentação, o coordenador do Comitê, professor Vanderley John, lembrou que “esse sistema não esgota o assunto, mas é uma estratégia viável para abordar práticas acessíveis a todos os compradores e especificadores de materiais e fornecedores”.
Para selecionar o material que atende ao desempenho e a função desejada no projeto, a consulta deve seguir os seis passos recomendados:

1) Verificação da formalidade da empresa fornecedora (CNPJ) – o site fornece o link da Receita Federal, com campo para informar o CNPJ da empresa consultada. Se o CNPJ de uma empresa não é válido, significa que o imposto não está sendo recolhido ou que a empresa não tem existência legal.

2) Verificação da licença ambiental da unidade fabril – para consultar, é preciso clicar sobre o mapa, no Estado em que se encontra a empresa consultada. Alguns órgãos da federação possibilitam a consulta através do nome completo da empresa e da unidade da federação, enquanto outros exigem o fornecimento do número do processo. O estado de São Paulo permite a verificação até pelo CEP.

3) Respeito às normas técnicas que garantem a qualidade do produto – neste caso, está disponível o link para o site do PBQP-H (programa da qualidade do governo federal), com consulta no canal Materiais Avaliados ou Simac sobre o produto em consulta. Ali são encontradas as empresas qualificadas do PBQP-H, a relação dos fabricantes que produzem em conformidade e não conformidade com as normas técnicas da ABNT.

4) Consulta do perfil de responsabilidade socioambiental da empresa – Em oito perguntas, o Comitê de Materiais leva a consulta a selecionar empresas que tenham políticas de responsabilidade socioambiental coerentes, além de certificados de terceira parte, como ISO 14001 e OHSAS 18001.

5) Identificação da existência de verniz verde (‘greenwash’) – mesmo que certificados, muitos produtos podem levar a equívocos. Um roteiro com oito itens permite a quem consulta identificar se a empresa fornecedora atende aos critérios de eco-eficiência.

6) Análise da durabilidade e do ciclo de vida do material - a durabilidade do produto depende fatores, como condições de uso, manutenção e exposição às intempéries. Como conseqüência, um mesmo produto em contextos diferentes pode apresentar um maior ou menor grau de durabilidade. Para esta fase da decisão, é fundamental a implantação da análise do ciclo de vida e a existência de declaração ambiental do produto, auditada por terceira parte. O CBCS já está discutindo com o governo federal e as empresas que participam do Conselho estão se dispondo a investir no processo.
A ferramenta está disponibilizada no site do CBCS, onde há também outras informações, inclusive os resumos das palestras realizadas durante o evento comentado: http://www.cbcs.org.br/

Nenhum comentário: