sábado, 4 de outubro de 2008

Consumo de energia cresce 4,9% em um ano no Brasil


EPE: consumo de energia cresce 4,9% em um ano

O consumo de energia elétrica atendido pelo Sistema Elétrico Nacional (SIN) registrou uma expansão de 4,9%, atingindo uma carga total de 388.578 gigawatts-hora (GWh), no acumulado dos últimos 12 meses, informou nesta segunda-feira (29), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O resultado foi puxado pela demanda industrial que atingiu 179.687 GWh no período. De acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica elaborada pela EPE, em agosto deste ano o consumo subiu 6,4% em relação ao mesmo mês de 2007, atingindo 33.327 GWh, o maior montante de 2008. Segundo o boletim, as regiões Sudeste e Centro-Oeste revelaram os maiores crescimentos, com destaque para o Estado de São Paulo, que apresentou expansão de 6,4%. O desempenho de agosto foi impulsionado pelo consumo comercial, que apresentou a maior elevação dentre as classes de consumo.

A demanda por energia na classe residencial cresceu 7,0% em agosto, com taxas acima da média nacional nas regiões Norte (10,6%), Centro-Oeste (10,1%) e Sudeste (7,4%). De acordo com o balanço da EPE, o consumo médio por residência assinalou elevação de 3,4%, ficando em 147,5 kWh/mês na média dos valores mensais de janeiro a agosto. O boletim explica que, “no período de um ano, 1,785 milhão de novas unidades consumidoras residenciais passaram a ser atendidas, aumentando o total de clientes residenciais em 3,5%”.

A expansão do consumo comercial atingiu taxas de 12% nas regiões sudeste e Centro-Oeste, que juntas representaram 64% do total da classe. Entre os estados com aumentos significativos estão: São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Já o consumo industrial, em agosto, teve uma elevação de 5,3%, segunda maior taxa do ano no setor, ficando atrás apenas do mês de julho (5,5%). Os maiores índices foram registrados nas regiões Sudeste e Sul.

Fonte: Agência Rio (pulicado no site do CREA-RJ)

Nenhum comentário: