sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Edifício em Singapura recria microclima de uma floresta tropical

Publicado originalmente em ARCOweb, em 15 de Janeiro de 2018

Reproduzo aqui matéria a respeito de um interessante empreendimento, recém concluído em Singapura. 
Em 2015, durante missão técnica ArqTours / EcoBuilding, passando em frente à obra, uma imagem no tapume me chamou a atenção. Sabia que seria algo especial. Lá a legislação obriga a implantação de ampla área vegetada e compensação da área ocupada. O resultado me pareceu muito bom. Um exemplo de sustentabilidade, com certificações ambientais no mais alto nível.

PROJETO DO ESCRITÓRIO ALEMÃO INGENHOVEN ARCHITECTS, EM PARCERIA COM O LONDRINO GUSTAFSON PORTER + BOWMAN LANDSCAPE ARCHITECS, CONTA COM MAIS DE 700 ÁRVORES E 350 TIPOS DIFERENTES DE ESPÉCIES ARBÓREAS


(Imagem: Render/Igenhoven Architects)

Localizado na região central de Singapura, o edifício Marina One, que tem sua inauguração prevista para este mês, é o maior projeto do escritório alemão Ingenhoven Architects até o momento. Desenvolvida em conjunto com o estúdio de paisagismo londrino Gustafson Porter + Bowman, a edificação já foi certificada com o Green Mark Platinum e Leed Platinum.

O edifício buscou contribuir de forma inovadora para a manifestação das mega-cidades, especialmente nas regiões tropicais, que, no contexto do aumento da população e das mudanças climáticas, enfrentam enormes desafios.

Apelidado de “Coração Verde”, o local recria uma floresta tropical na área central compartilhada por quatro prédios. Devido à interação entre a geometria dos volumes e os jardins, inspirada nos campos de arroz asiáticos, a ventilação natural é facilitada, gerando um microclima agradável. Além da geometria das paredes circundantes, foram implantados sistemas de ventilação que poupam energia em todo o conjunto.
São duas torres residenciais com capacidade para abrigar 3 mil moradores e duas de escritórios com área  total de 175 mil metros quadrados. A conexão entre elas é feita através de caminhos no nível mais baixo do jardim central e de uma rota mais direta que atravessa uma lagoa refletora no centro do espaço. Cada edifício conta ainda com pequenos oásis verdes, que podem ser encontrados ao longo dos andares.

Com o objetivo de enaltecer a flora tropical, o projeto possui mais de 700 árvores, sendo 350 tipos diferentes de espécies arbóreas e de plantas em uma área verde de 37 mil metros quadrados. Para completar a atmosfera local, o projeto de paisagismo conta com fachada em tons terrosos, passarelas em madeira e pavimentação de pedra.

Nenhum comentário: