sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O prédio de escritórios mais sustentável construído até o momento, foi inaugurado recentemente em Londres.

Da Redação da SustentArqui, publicado originalmente em: https://sustentarqui.com.br/noticias/predio-de-escritorios-mais-sustentavel-construido/

O prédio de escritórios mais sustentável concebido e construído até o momento inaugurou recentemente em Londres, projetado pelos arquitetos Foster + Partners para o gigante financeiro e de mídia Bloomberg.



Na verdade, são dois edifícios, um par de blocos triangulares conectados por pontes que se estendem sobre uma avenida para pedestres. Essa passagem segue a rota de uma antiga estrada romana que historicamente passava pelo local. 


A sede de nove andares deve economizar
73 por cento no consumo de água e 35 por cento no consumo de energia em comparação com prédios de escritórios típicos. 

 Enquanto o prédio é um complemento impressionante para a paisagem urbana de Londres, é o pensamento sustentável que corre por toda a instalação, que o torna ainda mais impressionante. 

Tanto o arquiteto, Norman Foster quanto o cliente, Michael Bloomberg, concordaram no início da gestação do projeto, que a nova sede incorporaria os mais altos padrões de construção sustentável. 

O BRE deu ao edifício uma classificação “excepcional”, marcando 98,5% em relação aos seus critérios; a maior pontuação BREEAM do estágio de design já alcançada por um grande edifício de escritórios. De acordo com o BREEAM – método para avaliar e certificar o impacto ambiental do ambiente construído – este é o prédio de escritórios mais sustentável já construído.

ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE DO EDIFÍCIO DA BLOOMBERG: 

Estratégias de ventilação
As lâminas de bronze da fachada do edifício servem dois propósitos. Em primeiro lugar, para fazer sombra nas vidraças e, em segundo lugar, como parte integrante do sistema de ventilação natural. As lâminas podem ser abertas e fechadas de acordo com o clima, puxando o ar através dos espaços do escritório para o átrio e para fora do telhado em forma de sistema de “pilha”. Os sensores inteligentes podem então ajustar o fluxo de ar. Esse sistema pode reduzir as emissões de CO2 em até 300 toneladas por ano. 

Estratégias de iluminação 
A iluminação é fornecida por cerca de 500.000 LEDs que usam cerca de 40% menos energia do que a iluminação tradicional. Esses LEDs estão contidos em painéis de teto integrados que também combinam aquecimento, resfriamento e acústica ,em um elegante e inovador painel de folha de pétala. 

Acima: Os 500.000 LEDs do edifício estão dispostos em um inovador design de folhas de pétalas 

Estratégias de energia
O edifício Bloomberg possui sua própria planta de geração de energia no local, gerando eletricidade a partir de gás natural. Como a empresa está gerando energia, eles “possuem” o calor residual criado. Esse lixo está configurado para ser usado para aquecer o edifício durante o inverno, enquanto no verão ele irá dirigir um resfriador de absorção para circular água gelada ao redor da instalação. 

Estratégias de Água
Espera-se ver uma redução de 73% no consumo de água em comparação com um prédio de escritórios típico. A água da chuva colhida do telhado, a água da torre de resfriamento, da descarga e a água de fontes de água cinzas, como as pias e os chuveiros, serão tratadas e recicladas para servir aos banheiros com descarga a vácuo. Estes banheiros, semelhantes aos encontrados em aviões, usam cerca de um quarto da água de um banheiro comum. Em geral, os sistemas de conservação de água economizarão 25 milhões de litros de água por ano, o suficiente para preencher dez piscinas de tamanho olímpico. 

Ocupação sustentável
Desde 2010 a empresa Bloomberg em Londres tem todo o seu lixo reciclado, compostado ou convertido em energia. Este compromisso continuará no novo local, com melhor transmissão de resíduos para permitir que uma maior proporção de tipos de resíduos seja reutilizada e reciclada. O projeto de interior do novo edifício encoraja o trabalho ativo, com estações de trabalho de sit-to-stand, com altura regulável que permite trabalhar tanto em pé quanto sentado, para todos os funcionários e uma rampa central que abrange seis andares, o que incentiva as pessoas a se movimentarem a pé pelo edifício. Um centro de bem-estar que incorpora serviços de saúde no local também estarão disponíveis para todos os funcionários. 

Esses recursos, juntamente com muitos outros, levaram à criação do prédio de escritórios mais sustentável do mundo até à data, e os designers esperam que muitos dos sistemas inovadores empregados neste projeto se tornem uma prática padrão em outros escritórios no futuro. 

Imagens cortesia de Foster + Partners, Bloomberg, Aaron Hargreaves e Rudwall. 
Fonte: The B1M e BREEAM

Nenhum comentário: