segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Obrigatoriedade do LEED v4 para novos projetos adiada para 2016

O mercado precisa de mais tempo para se preparar para o LEED v4, segundo o USGBC, que manterá a aberta a opção de novos registros no LEED v3 por mais tempo.


O U.S. Green Building Council (USGBC) entendeu que a exigência que se adote a mais nova versão do LEED, a v.4, a partir de Junho de 2015 era cedo demais e decidiu alterar esta data para 31 de Outubro de 2016.

Um anúncio divulgado na sexta-feira, 31 de outubro de 2014, confirma oficialmente a nova data, definida após análise dos resultados de uma pesquisa realizada durante a edição deste ano da Greenbuild Conference, realizada há duas semanas, em Nova Orleans. De acordo com a pesquisa, 61% dos respondentes disseram não estar ainda preparados ou seguros em usar o LEED v4 e gostariam de ter mais tempo para se prepararem. 

O USGBC lançou o LEED v4 na edição anterior da Greenbuild, em Novembro 2013, na Filadélfia. A nova versão é mais rigorosa em alguns aspectos e trás conceitos novos como transparência de produtos, análise do ciclo de vida das edificações e novas normas de energia, além de uma novidade: Projetos de ponta poderiam se registrar no LEED v4 imediatamente, mas ficaria mantida a opção de se registrar no LEED v3 até Junho 2015, prazo agora estendido para Outubro 2016.

Em um comunicado à imprensa, Rick Fedrizzi, CEO do USGBC, comenta: “Quando o USGBC lançou o LEED v4 ano passado, nós tínhamos um objetivo: subir a barra de maneira a desafiar a indústria da construção a alcançar patamares mais elevados, nunca antes atingidos. Este é nossa natureza e a missão do USGBC, assim como, coletivamente, de seus membros. Contudo, o mercado solicitou mais tempo para se preparar para o LEED v4 e esta é a nossa resposta".

O que você achou deste adiamento? Compartilhe sua opinião respondendo à enquete ao lado, na coluna da direita aqui do blog, e/ou comentando pelo link abaixo.

Fonte: LEED User


Nenhum comentário: