terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Falta de mão de obra qualificada é o pior problema da construção na opinião de 68,4% dos empresários do setor

Da redação de Construção Mercado (Ed. Pini), publicado em Piniweb.com.br, em 31 de janeiro 2011.

Índice aumenta entre as empresas de grande porte, chegando a 85,4%, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria

A falta de trabalhador qualificado continua sendo o principal problema da construção civil. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresários da construção civil, no quarto trimestre de 2010 o percentual de respostas para essa alternativa aumentou pela segunda vez consecutiva, alcançando 68,4%, contra 64% e 62% nos dois trimestres anteriores. Essa situação é comum a todos os portes, mas particularmente pior entre as grandes empresas, em que 85,4% das empresas assinalaram a alternativa. A "Sondagem da Construção Civil" referente ao mês de dezembro foi realizada com 375 empresas do setor entre 3 e 20 de janeiro de 2011.

De acordo com a pesquisa, a elevada carga tributária manteve-se como a segunda alternativa mais assinalada, mas caminhando em direção contrária à falta de trabalhador qualificado: 55,3% de assinalações no quarto trimestre, contra 58% e 60,9% nos dois trimestres anteriores. Os terceiro e quarto itens mais assinalados são o alto custo da mão de obra e a competição acirrada do mercado, com 27,4% e 24% de assinalações, respectivamente.

O indicador referente à evolução do nível de atividade do setor ficou em 51 pontos, ante 53 pontos registrados em novembro de 2010. O índice vai de 0 a 100 e valores acima de 50 registram aumento. De acordo com a pesquisa, o destaque na evolução do nível de atividade são as grandes empresas e o setor de construção de edifícios, que ficaram acima do seu nível usual para o mês. As empresas de pequeno porte apresentaram leve decréscimo, indicando 48,4 pontos.

A construção civil continuou contratando no quarto trimestre de 2010. O indicador de evolução do número de empregados situou-se em 53,7 pontos, sendo que a contratação foi comum a todos os portes, mas as grandes empresas são destaque com indicador em 58,2 pontos.

No mês de agosto, os empresários do setor continuam otimistas em relação ao nível de atividade dos próximos seis meses (61,9), a novos empreendimentos e serviços (62,8) e a compra de matérias-primas (59,9). Ainda, estima-se que as contratações continuem aumentando (62).

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

Comentários:
Visando atender à demanda por profissionais de elevada qualificação em todo o país, o INBEC e a UNICID oferecem cursos de especialização para Arquitetura e Engenharia com ênfase em áreas de forte crescimento no país nos últimos anos, o que também se espera para os próximos, tais como: Construção Sustentável, Gerenciamento de Obras e Tecnologias da Construção, MBA em Energia, Arquitetura de Hospitais e Hotéis, Petróleo e Gás, Infra-estrutura de Transportes, Geoprocessamento, Créditos de Carbono, dentre outros.

Há turmas em programação em diversas capitais do país. Mais informações e inscrições em: http://www.inbec.com.br/. Em São Paulo, contatar: saopaulo@inbec.com.br / (11) 2626 9575.

Arq. Antonio Macêdo Filho
amacedo@ecobuilding.com.br

Nenhum comentário: