domingo, 7 de novembro de 2010

Nova película solar transforma janelas em painéis solares

Publicado originalmente em IdeiasGreen.com.br, em 05/11/2010

Cientístas do departamento de energia dos Estados Unidos desenvolveram um material super fino que poderá transformar uma janela comum em painel solar. Se esse projeto for bem sucedido, janelas inteiras poderão ser cobertas com essa película.
O material foi desenvolvido nos laboratórios nacionais de Los Alamos e Brookhaven. Na apresentação do projeto, os cientístas explicaram que a película é feita de uma material chamado 'fullerenes', que são moléculas compostas de 60 átomos de carbono em formato de bola de futebol. Ainda existe um longo caminho até que o material seja produzido em escala comercial, mas os cientístas estão muito confiantes com a evolução dos estudos.

Um comentário:

Celso N E Oliveira disse...

Apenas lamentar que na descrição da molécula de "fullereno" tenha sido usada a imagem da bola de futebol e não ter sido mencionada a geodésica e seu maior utilizador na Arquitetura. O nome da molécula homenageia um dos mais ilustres arquitetos de todos os tempos que esteve apenas uma vez no Brasil, em 1979, trazido pelo arq. Sergio Prado: Richard Buckminster Fuller