segunda-feira, 10 de julho de 2017

Educação a distância como ferramenta para a promoção da Sustentabilidade das Construções

A sustentabilidade em empreendimentos é, essencialmente, um tema multidisciplinar. 

São muitos assuntos inter-relacionados e profissionais de diferentes áreas envolvidos. A todos, é recomendada uma visão ampla dos processos de produção de empreendimentos e, ao mesmo tempo, conhecimento aprofundado das particularidades de cada sistema ou disciplina. Neste cenário, capacitação técnica adequada e atualização contínua são fundamentais.

Percebo claramente, nos trabalhos de consultoria em sustentabilidade que coordeno pela EcoBuilding, que a capacitação técnica e nível de informação na área dos profissionais envolvidos pode fazer toda a diferença na hora de viabilizar ou não a adoção de estratégias de sustentabilidade ou a obtenção de uma certificação ambiental de um empreendimento. Conhecimento importa, e muito.

Uma forma muito eficaz de se promover a capacitação técnica e disseminar informação e conhecimento na área é a educação à distância. Temos verificado que os cursos online que oferecemos pelo EcoBuilding Fórum, uma iniciativa pioneira no Brasil que em 2017 está em seu segundo ano, têm se mostrado muito úteis para centenas de profissionais, de dezenas de cidades (em vários países), que têm podido se aperfeiçoar profissionalmente, tendo acesso a conteúdos de alto nível e bem organizados, o que de outra forma seria, em quase todos os casos, impossível.

Especialmente para aqueles ainda não perceberam as oportunidades de aperfeiçoamento que a educação à distância oferece, recomendo que conheçam a programação de cursos EcoBuilding Fórum. São todos cursos voltados para temas relacionados à Sustentabilidade das Construções. Há muitas opções já em programação e muitas outras estão sendo preparadas.

A coisa toda funciona de forma muito prática. Os cursos são divididos em módulos de aulas semanais, que podem ser assistidas a qualquer momento, de qualquer lugar, quantas vezes quiserem, até por smartphone. Há sempre muito material de leitura complementar e o participante pode enviar consultas com dúvidas ao longo de todo o curso e até mesmo depois. 

Além disto, a partir deste mês de Julho 2017, alguns cursos (inclusive os meus) já estão disponíveis para início imediato. Ou seja, você confirma sua inscrição e já pode começar a assistir às aulas, a qualquer tempo. Esta é um dos muitos recursos (e vantagens) que a educação à distância oferece. Você não precisa aguardar a formação de turmas.

Há muitas outras. Estamos diante de uma nova forma de educar e difundir conhecimento.Compartilhem. Vamos promover a Construção Sustentável.


Nenhum comentário: