sexta-feira, 4 de março de 2016

Por que e como se tornar um LEED GA / AP

Aos colegas que desejem se aperfeiçoar e se envolver mais com a Construção Sustentável, recomendo que se tornem profissionais credenciados LEED. Não há pré-requisitos de formação, mas é necessário fazer e ser aprovado em exames específicos promovidos pelo USGBC.

No Brasil, o número de profissionais credenciados LEED, apesar de já passar de 300 e seguir crescendo, ainda é muito pequeno diante do tamanho do nosso mercado e menor ainda em relação ao potencial projetado no futuro.

Muitos incorporadores ainda continuam achando que a Construção Sustentável é cara (o que não é verdade), e não conseguem perceber a enorme agregação de valor que uma certificação ambiental proporciona aos empreendimentos, desde o primeiro momento e durante toda a sua vida útil. Os benefícios são muitos e duradouros e se refletem em ganhos de eficiência, de qualidade e de imagem para o próprio empreendimento, os seus proprietários, usuários, bem como também para o entorno imediato, as cidades e, por que não, para o planeta.

Profissionais que conheçam os caminhos para se chegar lá e possam orientar e assessorar adequadamente os tomadores de decisão na área têm, portanto, a meu ver, uma importante missão: espalhar esta informação. Por esta razão, recomendo que se tornem profissionais credenciados.

O exame LEED GA (Green Associate) requer conhecimentos gerais sobre Construção Sustentável e sobre o LEED, bem como a forma como empreendimentos podem ser certificados. Para se tornar um LEED AP (Accredited Professional), além de ser já um LEED GA, é necessário demonstrar conhecimentos mais aprofundados sobre uma das especialidades dos processos de certificação LEED.

Por isto, como comento no curso, tornar-se um LEED GA é recomendável para todos aqueles que atuam (ou desejem atuar) com o mercado de Green Buildings, não importa em que área ou atividade. Tornar-se um LEED AP, o segundo passo, contudo, é útil para aqueles que vão de fato trabalhar com o uso da certificação, na condução ou acompanhamento dos processos e, portanto, não necessariamente será para todos os envolvidos.

A todos recomendo o curso "Como se Tornar um LEED GA / AP", preparatório para os exames de credenciamento profissional do USGBC, com o que irão entender como funcionam os exames, o que precisam saber para ir bem na prova, vão receber amplo material de estudos e recomendações úteis, além de fazer, durante o curso, um exame simulado comentado, para já ter uma percepção clara de como a coisa de fato acontece.

Criado e ministrado por mim desde 2010, o curso, pioneiro no país, já foi realizado para centenas de profissionais, em dezenas de turmas por todo o Brasil. Os participantes saem sempre muito satisfeitos e seguros quanto à preparação para os exames de credenciamento.

Teremos nos próximos meses novas turmas do curso "Como se Tornar um LEED GA / AP", para as quais as inscrições estão já abertas em São Paulo, Curitiba e Salvador. Em breve mais uma vez também no Rio de Janeiro. Na imagem, indicação da próxima edição, que ocorrerá em Curitiba. Para mais informações, consultem: www.ecobuilding.com.br.

Compartilhem. Precisamos espalhar a informação...
Obrigado.



Atualização em Julho 2016:
Caros,
Agora os interessados em se tornarem profissionais LEED Green Associate podem estudar e preparar adequadamente para o exame de credenciamento sem sair de casa. Teve início em Julho 2016 a primeira turma ONLINE do Curso Preparatório para o Exame LEED GA do Brasil.

Trata-se do mesmo curso ministrado por mim desde 2010, já realizado com sucesso em dezenas de turmas por todo o Brasil, para centenas de profissionais, completamente revisado e atualizado.

O curso é mesmo muito prático, oferece amplo material de estudos e consultas, 50 vídeo-aulas gravadas, somando mais de 16 horas de gravação, além de contar com atendimento tira-dúvidas por meio da tutoria e de exames simulados completos, comentados.

É realmente um curso completo, com tudo que você precisa saber para se preparar apropriadamente para ser aprovado na prova do LEED GA de primeira.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.ecobuildingforum.com.br.


Nenhum comentário: