sábado, 16 de janeiro de 2016

Projetos arquitetônicos investem em eficiência energética

Originalmente publicado em www.ambienteenergia.com.br

A chegada do verão, com previsão de altas temperaturas, volta a atrair a atenção do mercado da construção para a importância de projetos arquitetônicos que garantam maior conforto térmico, simultaneamente à redução do consumo de energia, incorporando a eficiência energética aos projetos. Os recursos disponíveis se ampliam de forma crescente, com novas tecnologias ou ideias. O arquiteto Marcio Gifford, do escritório Gifford Arquitetos, destaca algumas sugestões que podem tornar o calor mais ameno nas residências.
Com excelente resultado em termos de conforto térmico, impacto visual e aproveitamento do espaço, a instalação de coberturas verdes, sobre as lajes dos telhados, é um recurso que reúne uma série de benefícios. “Esse tipo de cobertura reduz a temperatura em torno de dois ou três graus e permite a instalação de um espaço verde e de lazer na cobertura da residência, ampliando a área útil do imóvel”, destaca Marcio Gifford, que desenvolveu um projeto residencial nesses moldes, na cidade de Araras – região de elevadas temperaturas no decorrer do ano (foto ao lado) -, com projeto paisagístico do escritório de paisagismo Alex Hanazaki.

Na cobertura verde, o dono da residência pode instalar o projeto paisagístico que mais lhe agradar – desde que observe a exigência de plantas com raízes menos profundas, como arbustos, flores ou algumas árvores de pequeno porte -, além de colocar bancos e cadeiras. Gifford apenas alerta sobre a importância de se fazer o tratamento de impermeabilização da laje, com a posterior instalação de manta bidin e argila expandida, antes da terra e vegetação.

Outro recurso para garantir uma temperatura interna mais amena são as telhas térmicas, também chamadas de “telhas sanduíche”, que chegam a bloquear até 95% do calor e do frio e são compostas por uma telha comum, por material de propriedade térmica e acústica e pelo material de acabamento.

“O uso das telhas térmicas, antes restritas às edificações comerciais e industriais, vem se ampliando em residências, porque asseguram um excelente isolamento térmico e também acústico, são de fácil instalação, têm um custo de manutenção baixo e preços atrativos”, observa o sócio do escritório Gifford Arquitetos, que também utilizou este recurso no projeto em Araras.

As telhas térmicas têm a vantagem de permitir um alto nível de customização, com opções diferentes de matéria-prima (aço galvanizado, aço galvalume ou aço pré-pintado), espessura, tamanho, acabamento e cor – podendo inclusive ser usada como forro. Há inclusive produtos que se assemelham às telhas convencionais de barro.

Outro recurso importante para garantir o conforto térmico é a utilização de vidros de controle solar. Embora sejam mais frequente em projetos corporativos e edifícios comerciais, também começam a conquistar a preferência dos donos de residências, devido às inúmeras vantagens em termos de economia de energia e redução do calor do sol, sem prejuízo da claridade, e por seu impacto visual interessante, dando uma característica mais contemporânea aos projetos.

Uma opção mais em conta, segundo Gifford, para quem não quer investir nos vidros de controle solar, é a instalação de películas adesivas, que também reduzem a entrada do sol.
Também o tipo de lâmpadas utilizado faz uma grande diferença em termos da temperatura do ambiente. As lâmpadas de LED são recomendadas, sob esse aspecto, por gerarem menos calor, além de ter a vantagem de economizar energia.

“Todos os recursos que asseguram uma temperatura mais amena no interior do ambiente contribuem também para reduzir a utilização de ar condicionado ou mesmo de ventiladores no verão, contribuindo para poupar energia”, completa ele.
Fonte: GPCOM

Meus comentários: 
Com a adoção de uma certificação, como o Referencial GBC Brasil Casa, várias medidas, como estas comentadas neste artigo, contribuem para a elevação do desempenho ambiental, do conforto dos usuários e da eficiência no uso da energia e da água nas residências. Incorporadores, construtores, projetistas e proprietários devem se informar a respeito, procurar um especialista na área, para viabilizar a implantação destas medidas, muitas das quais simples e baratas, mas de efeitos muito relevantes.
Na EcoBuilding Consultoria, temos atuado na certificação de casas e prédios residenciais, com resultados muito bons, a custos acessíveis. Consulte-nos: www.ecobuilding.com.br.

Nenhum comentário: