sábado, 19 de maio de 2012

Nova base da Nasa é modelo de sustentabilidade

Por Leandro Amatti, 3 de maio de 2012

O prédio que servirá como centro de testes em inovações e tecnologias limpas da agência espacial americana, Nasa, foi concluído neste mês de abril e recebeu LEED Platinum, mais alta certificação de construção ecológica, fornecido pela U.S Green Building Council. Após dois anos de obra, a Base de Sustentabilidade da Nasa, localizada na Califórnia, é atualmente o prédio público mais verde dos Estados Unidos, segundo a Exame.

O título foi recebido graças as suas instalações, propostas pela Casa Branca. O local usará 90% menos água potável do que um prédio convencional do mesmo porte. Ele também criará 22% mais energia do que consumirá, graças a uma combinação de painéis solares, um dispositivo de célula combustível e um sistema geotermal que enviará água naturalmente resfriada do solo para painéis de teto no interior da construção.

O edifício, que será a estação de trabalho de 210 funcionários da Nasa, utilizou concreto e aço reciclados na construção. Ao total foram gastos US$ 20,6 milhões.

Projetado pelo escritório de arquitetura William McDonough + Partners, especializado em eco design, a prioridade do projeto é maximizar o uso de luz natural, economizando energia elétrica.

Além do quesito energia e construção, o prédio também possui atributos high tech, que incluem cinco mil sensores de calor e fluxo de ar que regulam, automaticamente, a abertura e fechamento das janelas nos dois andares. Quando a luz do sol entrar no escritório ou começar a chover, não será preciso uma pessoa para abrir ou fechar as janelas.

A mesma tecnologia será capaz de medir os níveis de dióxido de carbono, refrigeração, ruídos e iluminação dentro das salas.

25/04/201, http://www.ecodesenvolvimento.org.br/

Nenhum comentário: