quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Green Buildings: Casos de Sucesso

No dia 18 de agosto passado, realizamos na Câmara de Arquitetos um evento técnico exclusivo para convidados da 3M e do GBC-Brasil com o tema "Green Buildings: Casos de Sucesso".

A noite começou com uma apresentação feita por Sue Harrington, que veio da matriz da 3M, nos EUA, para comentar a respeito da preocupação da empresa em relação à sustentabilidade e as soluções que estão sendo propostas, em um contexto de atuação global.
Em seguida, eu fiz uma apresentação com o tema "Os Green Buidings de Nova York", na qual apresentei uma visão geral dos principais aspectos da construção sustentável naquele metrópole, e analisei alguns dos edifícios sustentáveis da cidade, que foram recém concluídos ou em execução.

Alguns destes edifícios eu recentemente tive oportunidade de visitar juntamente com os colegas que participaram da Missão Técnica Green Buildings em Nova York, ocorrida em julho passado e pude ver de perto como estão sendo feitos estes prédios, o que me permitiu concluir que, em se tratando de qualidade de construção, não estamos tão longe da realidade americana, se compararmos com os melhores casos nossos, muito embora naturalmente haja uma significativa diferença em relação ao tamanho das obras e volume de investimentos.
"Casos de sucesso brasileiros" foi o tema da apresentação do Eng. Marcos Casado, do GBC-Brasil, que trouxe alguns fatos e números relevantes a respeito dos primeiros edifícios certificados do Brasil.
Em seguida tivemos uma apresentação dos Engs. Marcelo Gandur e Miguel Lima, da 3M brasileira, que apresentaram algumas soluções em filmes para otimização do desempenho energético dos edifícios e para acabamento interno.
Foi bastante ilustrativa a demonstração que fizeram da baixa transmissão de calor que se pode obter com os novos filmes que estão sendo fabricados pela empresa, inclusive no Brasil (foto).
Em algumas horas, pudemos ter uma privilegiada visão da arquitetura sustentável de resultados, prática, real, e que está sendo experimentada no Brasil e nos EUA.

Nenhum comentário: