quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cumprida a primeira fase do processo de certificação AQUA-HQE da filial da Tereos em São José do Rio Preto/SP, com consultoria de sustentabilidade EcoBuilding


Na semana passada, cumprimos a primeira etapa do processo de certificação AQUA-HQE do empreendimento Business Service Center da Tereos Açúcar e Energia em São José do Rio Preto/SP, com a realização, bem sucedida, da auditoria de Pré-Projeto junto à equipe de auditores indicados pela Fundação Vanzolini, em São Paulo, com nossa consultoria de sustentabilidade EcoBuilding. 

A Tereos é uma multinacional francesa, com matriz em Paris que, além do açúcar, produzido continuamente e em larga escala nos canaviais paulistas, também produz energia elétrica a partir do bagaço de cana, em um processo que reaproveita totalmente o resíduo de matéria orgânica no processo e gera eletricidade em volumes excedentes em grande medida à sua demanda.

Com isto, a empresa, além de ser portanto autônoma em energia, com geração própria renovável, vende energia limpa no mercado livre brasileiro e ainda fornece gratuitamente energia elétrica a hospitais, escolas e outras entidades da região. A sustentabilidade para a Tereos é portanto, pode-se dizer, intrínseca ao seu negócio.

Quando nós apresentamos aos gestores a ideia de adotar a certificação AQUA-HQE, criada no Brasil a partir do referencial francês HQE, para o novo edifício de escritórios da empresa em São José do Rio Preto (uma unidade dedicada a atividades administrativas para uma parcela da equipe), a coisa pareceu fazer todo sentido.

O edifício, com aproximadamente 2.500 m2 de área construída, foi projetado pelo arquiteto local Daniel Ribeiro, está sendo construído pela G5 Construtora e será o espaço de trabalho para 200 profissionais.

Diversas estratégias de sustentabilidade estão previstas e estão sendo implementadas como, por exemplo: Uso de energia solar fotovoltaica e solar térmica para abastecer os chuveiros que atendem aos vestiários que dão apoio aos ciclistas, que contarão com bicicletário para mais de 30 racks, equipamentos de ar condicionado e iluminação de alto desempenho energético e funcional, vidros de alta performance, estratégias para minimização e neutralização dos resíduos de obra (para o que contribui fundamentalmente as estruturas pré-fabricadas em concreto), materiais de conteúdo reciclado e baixo (ou nenhum) conteúdo de COV´s, dentre muitas outras.



Trata-se de um empreendimento que pode ser considerado um caso de sucesso, justamente por que é um edifício de proporções e orçamentos normais, no sentido de que não apresenta números especialmente espetaculares, mas demonstra que, ainda assim, é possível se alcançar elevados desempenhos ambientais, para benefício dos usuários, da empresa, do entorno imediato e do meio ambiente como um todo.

Estamos felizes em poder colaborar para a realização de mais este empreendimento sustentável. 

Consulte-nos caso possamos ajudar a implementar a sustentabilidade em seus projetos, sejam eles de empreendimentos normais ou especiais: contato@ecobuilding.com.br / +55 11 2218 0277.

Para saber mais sobre o Processo AQUA-HQE, recomendo o Curso Online EcoBuilding Fórum: Aplicação do Processo AQUA-HQE Habitacional.

Para outros curso online sobre Construção Sustentável: www.ecobuildingforum.com.br.

Nenhum comentário: