terça-feira, 19 de setembro de 2017

Legend Ecoville, em Curitiba, é certificado AQUA-HQE Habitacional com consultoria em sustentabilidade EcoBuilding

O Legend Ecoville é um empreendimento residencial de alto padrão lançado pela A.Yoshii, tradicional incorporadora e construtora paranaense, em Curitiba.

O empreendimento foi certificado nas fases de Pré-Projeto e Projeto pelo processo de certificação ambiental AQUA-HQE Habitacional, promovido pela Fundação Vanzolini, com consultoria da EcoBuilding.

O edifício terá uma única torre de apartamentos, um por andar, e fica localizado no bairro de Ecoville, região nobre de Curitiba. A região inclusive favorece o processo de certificação do empreendimento por dispor de muitos serviços próximos, transportes públicos de qualidade e amplas áreas verdes.

Uma legislação local define a obrigatoriedade da manutenção da vegetação nativa existente em 70% das áreas dos terrenos. Com isto, ficam garantidas elevadas taxas de permeabilidade e qualidade ambiental do ar, baixo impacto ambiental das obras, redução do nível de ruído urbano, além da qualidade do aproveitamento da luz natural e das vistas.

O projeto do empreendimento prevê várias soluções e especificações de materiais, acabamentos e equipamentos que também favorecem elevados níveis de desempenho ambiental, eficiência operacional e conforto dos futuros usuários.

Nas auditorias das fases de Pré-projeto e Projeto (foto) as auditoras da Fundação Vanzolini destacaram o nível de comprometimento, tanto do incorporador quanto da equipe de projetistas e consultores (dentre os quais a EcoBuilding), na busca dos melhores resultados possíveis para o desempenho ambiental do empreendimento.

Vejam nos quadros que seguem resumo das características do projeto que favoreceram a certificação AQUA-HQE do empreendimento, nesta fase do processo:






Eu costumo comentar, em aulas e consultorias, que a adoção de uma certificação ambiental de empreendimentos não deve ser vista como um fim em si mesma, mas sim como resultado ou consequência natural de um processo de produção de empreendimentos bem feito.

Se a coisa toda é bem conduzida, com boa gestão, boas práticas de projeto e obras, cuidado e comprometimento no cumprimento de normativas técnicas e procedimentos de controle e gestão, então, seja qual for o sistema de certificação a ser adotado, ela será conquistada sem esforço adicional, como um prêmio por todo o processo bem realizado.

O Legend Ecoville é um exemplo claro disto. Parabéns à A.Yoshii e toda equipe de profissionais envolvidos. Estamos felizes em fazer parte deste time.

Para mais informações sobre os serviços de consultoria em construção sustentável da EcoBuilding, acesse: www.ecobuilding.com.br.

Nenhum comentário: