quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Escritório Studio Sol, em Belo Horizonte, é certificado LEED CI com consultoria EcoBuilding

Reproduzo aqui artigo publicado originalmente pela ARCOweb em 11 de Setembro de 2017, a partir de matéria da Revista Projeto. Trata-se de um trabalho do qual fizemos parte, pela EcoBuilding, atuando na consultoria para o processo de certificação LEED Commercial Interiors, concluído em Agosto de 2017, tendo alcançado a certificação LEED ID+C Silver para o empreendimento.

Inspiração musical

Localizado na capital mineira, o novo escritório do Studio Sol se destaca pela tecnologia de ponta aplicada na arquitetura


O escritório Todos Arquitetura, formado pelos sócios Fabio Mota, Lais Delbianco e Mauricio Arruda, projetou a nova sede do Studio Sol - empresa brasileira de tecnologia que comanda sites de música - em parceria com o arquiteto Guto Requena.
O espaço de 500 metros quadrados situado em um edifício em Savassi, bairro nobre da região centro-sul de Belo Horizonte, foi pensado para ser a segunda casa dos 60 funcionários do Studio Sol. A estratégia foi aplicar tecnologia de ponta na arquitetura e desenvolver várias tipologias para ambientes de trabalho, o que acasionou a estética dinâmica da proposta. 



O conceito principal, segundo memorial do projeto, foi representar as ondas sonoras por meio de elementos do forro, formando ondulações que são o ponto focal do espaço central.

“Formado por caixas de madeira em diferentes tamanhos, o forro, além de possuir propriedades acústicas, conta também com iluminação automatizada que se transforma de acordo com o cenário desejado”, revela o texto.

A paginação do forro foi pensada de acordo com
a concentração de pessoas: nas áreas com maior aglomeração, as caixas são mais baixas e adensadas; já nas áreas de circulação elas são mais altas e pulverizadas. Adotou-se a mesma lógica para o piso, que é mais claro nos espaços mais cheios e vai escurecendo nos arredores.

O programa de necessidades está dividido em recepção, ilhas de trabalho para os colaboradores de cada site, salas para reuniões formais e informais, ambientes mais reservados e área para descompressão (copa, cozinha e sala de TV).

Apesar de existir esse espaço específico voltado ao lazer, o projeto arquitetônico buscou criar ambientes descontraídos e que incentivassem a integração por todo o escritório. Em torno da grande área aberta de trabalho, por exemplo, há sofás, vegetação e iluminação adequados ao objetivo.

A principal sala de reunião foi concebida como um aquário de vidro. Suas cortinas automatizadas ora revelam, ora escondem seu conteúdo: tecnologias de áudio e vídeo, mobiliário de apoio a reuniões e iluminação dimerizável.

Diferentemente do forro dos espaços mais abertos, as salas reservadas fazem referência mais direta à música ao receber instrumentos musicais atirantados ao teto, que permitem um visual lúdico.

A tecnologia fica ainda mais evidente no acesso aos banheiros, que conta com um corredor retroiluminado com linguagem de
programação de computadores. Dentro dos toaletes esse recurso utiliza a cor da luz, que se modifica de acordo com o consumo de água, para alertar para o seu uso consciente.

Por suas soluções energéticas, desde a iluminação até os eletrodomésticos e computadores, o projeto recebeu a certificação LEED - Selo Prata.

Ficha Técnica:Studio Sol
Local: Belo Horizonte, MG
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2017
Área de intervenção: 500 m²
Arquitetura:
Todos Arquitetura (autor); Studio Guto Requena (coautor)
Design de interiores: Todos Arquitetura
Paisagismo: Todos Arquitetura
Luminotécnica: Estúdio Carlos Fortes
Consultoria: acústica Paim
Hidráulica, elétrica e incêndio: Install Engenharia
Climatização: Climatizar
Automação: Sense
Segurança: Teleatlantic
Consultoria ambiental: Ecobuilding
Fotos: Gabriel Castro


Fornecedores:
Uni Construtora
Interface floor
Owa Revestimentos Acústicos
Vitrale
Concresteel
Nani Chinelato
Kvadrat
Vitra
Herman Miller
Flos
Foscarini
Lumini
Formica
Securit
Galeria LumeNicole Toldi
Jaqueline Terpins
Beatriz Maranhão
Ovo Design
Luis Guimarães
Jader Almeida
Tidelli
JRJ
Codex
Henrique Steyner
Santa Mônica Tapetes



Acrescento ainda créditos para os profissionais da EcoBuilding Consultoria que atuaram no projeto (à direita, fotos de minha autoria, de Setembro 2017):
Consultores de Sustentabilidade:
Arq. Marina Risse, LEED AP BD+C
Arq. Eliza Mauro, LEED AP ID+C

Arq. Larissa Murakami, LEED AP BD+C
Eng. Luis Junqueira, LEED GA


Consultoria de Eficiência Energética:
Arq. Pablo Hidalgo


(Na foto ao lado, estou com Samuel Vignoli, sócio proprietário do Studio Sol)

Nenhum comentário: