quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sustentabilidade ganha vez para reduzir custos e aumentar eficiência

Reproduzido de masterambiental.com.br, originalmente publicado em 01/10/2015 

Matéria publicada no Valor Econômico em 22 de setembro destacou a importância das empresas contarem com profissionais de sustentabilidade, estratégicos no cenário de crise em que se encontra o país, especialmente com problemas hídricos e energéticos.

E por que será? Justamente porque os investimentos em sustentabilidade podem significar redução de desperdícios, aumento da eficiência operacional, redução de custos e incremento da lucratividade, além de motivação e bem estar de colaboradores e maior satisfação de partes interessadas e redução de conflitos com vizinhos e populações afetadas.
Sem adentrar ao mérito das causas dessa onda de desconfiança e corte de custos no cenário econômico, a maioria das empresas aumentou o investimento na área de sustentabilidade.
noticia-sustentabilidade-pesquisaSegundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) e a consultoria Delouitte, que entrevistou 370 profissionais que trabalham na área de sustentabilidade, evidenciou que a maior parte das participantes, 43% das empresas, manteve o mesmo valor de investimento. 29% aumentou e apenas 9% reduziu o orçamento.

Os profissionais representaram empresas dos mais diversos setores, como bens de consumo, serviços, indústria financeira, energia, construção civil, comunicação, agronegócio, educação, transportes, químico e petroquímico, automotivo, eletroeletrônico, mineração, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, higiene e saúde, embalagens, indústria de cimento, farmacêutico, papel e celulose, têxtil, florestal, gráfica e marketing.

O fato é que ainda há um grande caminho pela frente no que tange a sustentabilidade empresarial. Na percepção dos profissionais, apenas 18,5% avaliaram que as empresas onde atuam estão em um alto grau de maturidade e efetividade. Essas empresas atuam como líderes na promoção do conceito de sustentabilidade. 32% consideraram que as empresas em que trabalham ainda estão em fase de desenvolvimento, 18,5% em estágio básico e 7% ainda é incipiente.

Conforme a pesquisa, para 
51% dos entrevistados, a área de sustentabilidade deve ter como principal objetivo consolidar uma visão estratégica de sustentabilidade junto a todas as outas áreas da empresa.

Nenhum comentário: