segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Estudos revelam a crescente demanda por profissionais credenciados LEED em todo o setor da construção

Washington, DC (15 de setembro de 2014) - Recentemente, o US Green Building Council (USGBC) anunciou os resultados de um estudo sobre a ofertas de emprego em todos os Estados Unidos, revelando que a procura por LEED Accredited Professionals (LEED AP´s) e LEED Green Associates (LEED GA´s) cresceu 46% ao longo de um período de 12 meses entre 2013 e 2014.

"Este número conta uma história poderosa sobre o valor que os empregadores da indústria da construção atribuem a profissionais credenciados LEED", disse Rick Fedrizzi, fundador e CEO do USGBC. "LEED é uma força transformadora no setor da construção e, todos os dias, a nossa rede de mais de 197 mil profissionais credenciados LEED está ajudando a avançar a indústria e empurrar projetos de construção a novos patamares de desempenho e eficiência no uso dos recursos." 

O estudo, conduzido pela Pearson a convite do USGBC, encontrou um total de 9.033 anúncios de emprego nos EUA entre março de 2013 a fevereiro de 2014, que exigiam uma credencial LEED. Entre as áreas que mais buscam estes profissionais estão: arquitetura, engenharia mecânica, elétrica e civil, gestão da construção, desenvolvimento de software, gestão de vendas, gestão da propriedade e design de interiores, entre outros. 

Em uma outra pesquisa separada, o USGBC também perguntou a centenas de empregadores atuais em uma gama de setores e funções sobre o valor das credenciais profissionais LEED e descobriu que 91% dos empregadores recomendaria o programa de credenciamento para seus pares e 71% relataram que são susceptíveis a tornar a credencial profissional LEED uma exigência, no futuro.

A Rede Poplar também realizou uma pesquisa independente pela internet junto a centenas de profissionais interessados em sustentabilidade e perguntou se o conhecimento de sustentabilidade tem sido útil para suas carreiras. Mais de 80% dos entrevistados concordaram ou concordaram fortemente que tal conhecimento era importante para suas carreiras.

Este parece ser o caso não apenas dos EUA, mas também de outros países onde o LEED está em expansão. Há também evidências de forte demanda por profissionais credenciados LEED em países do Oriente Médio, Ásia, América Latina e Europa.

A Sustentabilidade ajuda na carreira? 

Muitos empregadores querem saber se os candidatos a emprego têm eficiência em mente. O USGBC publicou recentemente em seu 
LEED in Motion: People and Progress Report, voltado para o público de "fazedores de edifícios verdes", que a obtenção de uma credencial LEED denota se tratar de um participante ativo no movimento de construção sustentável.

Um outro estudo, o 2013 McGraw-Hill Dodge Construction Green Outlook, relata que "Profissionais com credenciais verdes estão agregando valor para os indivíduos e as empresas que os empregam - 68% dos executivos de empresas relatam que ter trabalhadores com credenciais verdes ajudou a crescer o seu negócio."

Mas, e se você é um freelancer, um estudante, ou consultor independente? Podem os conhecimento dos conceitos de sustentabilidade ajudá-lo a ganhar uma vantagem?

Certamente. De fato, há uma mudança cultural e social que ocorre no sentido de uma força de trabalho mais independente, mais inovadora, ágil e eficiente. Assim como mais e mais pessoas estão criando perfis profissionais no LinkedIn, com a esperança de ser recrutado, a democratização da comunicação e tecnologia da produtividade na internet permitiu às pessoas começar a ganhar dinheiro de forma nunca antes possível.

Dan Stangler, diretor de pesquisa e política da Ewing Marion Kauffman Foundation, que visa promover indivíduos economicamente independentes através do empreendedorismo, disse: "Nós tivemos a subcontratação desde sempre, mas hoje o que há de novo é que você pode fazer o trabalho com um laptop." O Kauffman Foundation estima que cerca de 10% dos trabalhadores americanos são freelancers.

Se você ainda não começou, agora é a hora de aprender sobre as estratégias e as oportunidades que estão sendo desenvolvidos em tecnologia de construção verde, energia renovável e na área de distribuição de energia.

As tendências indicam que o conhecimento em sustentabilidade será valioso e pode oferecer um retorno significativo para indivíduos, pessoalmente, seja como empreendedor ou candidato a emprego. 

Fontes:
http://www.usgbc.org/articles/studies-reveal-growing-demand-leed-credentialed-professionals-across-building-sector 
http://www.poplarnetwork.com/news/how-will-leed-credential-help-my-career#sthash.m9wuWUh3.dpuf

Em tempo:

Na EcoBuilding, oferecemos Cursos Preparatórios para o Exame de Credenciamento Profissional LEED Green Associate.

Próxima turma:
São Paulo – 07 e 08 de Novembro 2014
Mais informações e inscrições:
http://ecobuilding.com.br/como_se_tornar_leed_ga_ap.php


Nenhum comentário: