terça-feira, 21 de agosto de 2012

BNDES e Finep oferecem linhas de financiamento para projetos e estudos em eficiência energética

Vanessa Melo, para o Procel Info, 17.08.12
 
Brasil – BNDES e Finep oferecem linhas de financiamento para projetos e estudos em eficiência energética. O secretário de Energia da Finep, Laércio de Sequeira, e o gerente de Meio Ambiente do BNDES, Guilherme Martins falam sobre as linhas de crédito das instituições e eficiência energética
 
Brasil – Atualmente, a preocupação ambiental tornou-se uma condição mercadológica de sobrevivência empresarial. Nesse cenário, os processos e produtos adquiridos devem apresentar e preencher as exigências, não só legislativas, mas também de clientes conscientes que desejam consumir produtos que foram produzidos com o mínimo de impacto ambiental e desperdício.

A forma como a energia é gerada, distribuída e consumida vem ganhando espaço dentro desse novo panorama e ganhando importância no setor que, atualmente, pode contar com diversas formas de financiamento para o estudo, desenvolvimento e para implantação de projetos de eficiência energética.

A Finep - Financiadora de Estudos e Projetos – e o BNDES oferecem linhas de crédito para empresas do setor de energia que desejam alcançar destaque e índices positivos nesse sentindo.

A Finep, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, dispõe de diversas opções, como nos mostra o engenheiro, analista e secretário técnico de Energia e Biocombustíveis da Finep, Laércio de Sequeira.

“O apoio da instituição abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e inovação”, afirma Sequeira, que está constituído em pesquisa básica, pesquisa aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Para a Financiadora, o importante é o desenvolvimento em benefício do país que possa ser usado de diversas formas por empresas futuramente. O secretário de Energia da Finep exemplifica que “a Finep apoia o estudo e desenvolvimento para se adquirir máquinas e equipamentos mais eficientes, ou a indústria que deseja desenvolver uma lâmpada mais econômica. E não o projeto para a substituição dessas lâmpadas ou a aquisição desses equipamentos.”

(...)

O Inova Brasil não é uma linha específica para o setor de energia, porém pode atender às empresas da área com encargos reduzidos para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As operações de crédito nessa modalidade são praticadas com encargos financeiros que dependem das características dos projetos. O apoio ocorre conforme três linhas de ação: inovação pioneira, inovação contínua e inovação e competitividade.

(...)

Já no BNDES, é sabido que para o financiamento de projetos de eficiência energética, o banco possui o ProEsco, que é o principal instrumento de financiamento do setor, que tem a finalidade de promover intervenções que comprovadamente contribuam para a economia de energia, aumentem a eficiência global do sistema energético ou promovam a substituição de combustíveis de origem fóssil por fontes renováveis.

Entre alguns focos de ação possíveis do programa estão a iluminação, a otimização de processos, ar condicionado e ventilação, refrigeração e resfriamento, aquecimento, geração, transmissão e distribuição de energia; gerenciamento energético, melhoria da qualidade da energia, inclusive correção do fator de potência e redução da demanda no horário de ponta do consumo do sistema elétrico.

Clique aqui para saber mais...

Nenhum comentário: