sexta-feira, 20 de julho de 2012

Edifício comercial da Pedra Branca é um dos primeiros em SC a receber pré-certificação LEED

Selo sustentável internacional concedido ao Office Green deve mudar cultura da construção civil catarinense, afirma consultor
O edifício comercial Office Green em construção na Pedra Branca, em Palhoça, será o primeiro prédio verde em Santa Catarina. Nesta quinta-feira (14), os executivos da incorporadora responsável pelo empreendimento receberam a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de construção sustentável, concedido pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA (USGBC). O documento enviado pela organização internacional foi entregue pelo consultor Marcio Orofino, da ENE Consultores, a Valério Gomes, presidente da Pedra Branca.
Mais do que um reconhecimento dos princípios sustentáveis do grupo Pedra Branca e do compromisso oficial na implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética no Office Green, a pré-certificação em solo catarinense é o primeiro passo para a introdução de uma nova cultura na construção civil e no mercado imobiliário estadual. " O pioneirismo da Pedra Branca está no desenvolvimento de projetos e construções sustentáveis que significam uma mudança de paradigmas no setor e em toda cadeia da construção civil ", afirma Orofino. Atualmente no Brasil existem 54 edifícios com certificação LEED e 543 em busca do selo de sustentabilidade, segundo dados do Conselho de Construção Sustentável do Brasil (GBC Brasil). Depois de concluído no fim de 2013, o Office Green deve ser o primeiro a conquistá-lo no estado.

Para Gomes, que fez questão de reunir todos os colaboradores da Pedra Branca no ato de recebimento da pré-certificação, esta é uma conquista emblemática. " Prezamos pela sustentabilidade e trabalhamos para construir um bairro com menor impacto ambiental possível. O selo LEED serve para atestar para o Brasil e o mundo o nosso compromisso com a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente ", ressalta. Segundo ele, todos os prédios comerciais que serão construídos no bairro daqui para frente deverão ser certificados.

Fonte : www.gbcbrasil.org.br

Nenhum comentário: