terça-feira, 13 de março de 2012

Edifício do Grupo Abril recebe certificação LEED

Por Débora Spitzcovsky, publicado em Planeta Sustentável em 31/01/2012
Localizado na Marginal Pinheiros, o edifício que abriga a Editora Abril acaba de ganhar o selo LEED de edificação sustentável, na categoria EB®, que atesta a sustentabilidade de prédios já construídos. O edifício do Grupo Abril é o quarto do Brasil a ser certificado nessa categoria

O Grupo Abril está em clima de comemoração. Atento às questões que permeiam a sustentabilidade há mais de uma década - fique por dentro de todas as ações socioambientais que a empresa realiza no canal que ela mantém aqui, em nosso site -, o Grupo acaba de conquistar mais uma vitória na área: o prédio onde está localizada a Editora Abril, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, ganhou o selo LEED - Leadership in Energy and Environmental Design de construção sustentável, concedido pelo USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA.

Construído em meados da década de 90, o prédio - onde, inclusive, está localizada a redação do Planeta Sustentável - foi certificado na categoria EB® - Existing Building, que atesta o compromisso de edificações já erguidas com a sustentabilidade. No Brasil, apenas outras três construções receberam o selo LEED nessa categoria.

Selo LEED de construção sustentável conquistado pelo edifício da Abril

Entre as conquistas do edifício - conhecido como NEA - Novo Edifício Abril, entre os funcionários do Grupo - no campo da sustentabilidade, que contribuíram para a certificação, estão:

- Ganhos em eficiência energética e redução do consumo de água, graças à instalação de equipamentos e sistemas apropriados e

- Gestão de resíduos sólidos, já que 95% dos materiais de consumo regular do prédio são descartados de forma ambientalmente correta - o que inclui a reciclagem de papel e plástico e a trituração das sobras dos alimentos preparados no edifício, que são destinados à compostagem.
Fábio Barbosa, presidente-executivo da Abril S.A, comemorou a conquista e atribuiu a certificação ao comprometimento de todos os funcionários do prédio com a questão. "A sustentabilidade tem que permear todas as atitudes de uma organização e a conquista da certificação LEED só foi possível graças ao esforço e conscientização de todos os funcionários do NEA", disse.

Com início em 2009, o processo de certificação do edifício da Editora Abril durou cerca de três anos e contou com a consultoria da Sustentax Engenharia de Sustentabilidade. Agora, a Abril pretende estender a certificação para os outros prédios do Grupo e, ainda, conquistar o Selo LEED Silver para o NEA, que é o selo concedido aos edifícios que dão continuidade aos procedimentos sustentáveis adotados.

Nenhum comentário: